Alunos de curso do Projovem Adolescente recebem certificados

Por - em 37

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), irá entregar nesta quarta-feira (7), às 14 horas, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), os certificados de 200 jovens que participaram do curso de Formação Técnica Geral (FTG) para o Mundo do Trabalho, do Programa Projovem Adolescente.

Os adolescentes participaram do II Ciclo da Formação Técnica sob a temática “A Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho”. Durante cinco meses, foram realizadas oficinas e workshops sob a coordenação do assessor técnico do Projovem Adolescente, Fabiano Serrano, jornalista e especialista em Marketing.

O curso aprofundou vários temas ligados à execução de projetos de interesse coletivo, a exemplo da inclusão digital, tecnologias de comunicação e orientação para uma futura inserção profissional. Segundo informações de Serrano, após a conclusão do curso, os jovens estão aptos para o mercado de trabalho.

As oficinas e workshops são centradas nas discussões e capacitação sobre o primeiro emprego, as metas e objetivos no campo profissional, processos seletivos e marketing pessoal; o poder da negociação entre outros temas ligados à criatividade, o diferencial no mercado de trabalho, empreendedorismo para o futuro e projeto de orientação profissional.

Parcerias – Para o desenvolvimento da formação técnica dos jovens do Projovem Adolescente, a Sedes conta com as parcerias do Departamento de Administração da Unipê, que participa na oferta dos cursos; Funjope, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sesitec) os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e o Banco do Nordeste (BNB), através do Programa Jovem Aprendiz, seleciona os adolescentes concluintes nesta fase para fazer parte do seu quadro de funcionários, através do Instituto Nordeste Cidadania (Inec).