Alunos de escolas municipais disputam seletiva de xadrez

Por - em 27

Alunos de nove escolas participam das seletivas dos Jogos Escolares da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na modalidade xadrez, nesta quinta-feira (1º), a partir das 9h, na Escola Carlos Neves, localizada no Bairro do José Américo. Durante todo o dia acontecerão quatro torneios com os estudantes do Fundamental I e II, nas categorias masculino e feminino.

O evento terá a participação de 36 alunos de escolas do Pólo IV, que abrange os bairros do José Américo, Valentina e Geisel. No local, será feito o sorteio de livros e brindes. Os vencedores receberão medalhas, e os campeões de cada categoria vão representar a escola na final, que será realizada no mês de novembro na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Segundo o coordenador do Programa Xadrez Escolar, Francisco Cavalcanti, um dos pontos importantes desta competição é o treinamento dos estudantes que vão participar das Olimpíadas Escolares e podem chegar até ao Campeonato Brasileiro de Xadrez, nas categorias 12 a 14 anos.

As seletivas acontecem até o mês de outubro em outros bairros da Capital, de acordo com os seus pólos. Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do Programa Xadrez Escolar, através dos telefones 3214-4135 e 8897-3763.

Xadrez Escolar – O programa nasceu em 2005 e atualmente é colocado em pratica em 90 das 93 escolas da Rede Municipal de Ensino, tendo como foco principal o desenvolvimento dos estudantes, nos aspectos cognitivo, social e competitivo. Desde sua criação, o programa já apresenta resultados por vários alunos, como o êxito em concursos públicos e em competições escolares e federativas.