Requerimento de autorização exclusiva para desfile de Blocos de Carnaval

Alunos de escolas municipais representam JP nas Olimpíadas

Por - em 36

Alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa irão participar da 5ª edição das Olimpíadas Escolares 2009, que está sendo realizada em Poços de Caldas, Minas Gerais. Os atletas, juntamente com seus técnicos, vão embarcar na madrugada desta segunda- feira (14), e devem retornar no próximo dia 20 de setembro, data de encerramento dos jogos.

As escolas José Santa Cruz, no Bairro dos Novais, e a Castro Alves, em Cruz das Armas, irão representar a capital, competindo na modalidade esportiva de handebol. Elas foram escolhidas após seletiva com várias escolas estaduais e particulares da Grande João Pessoa e do estado, onde foram campeãs e garantiram a vaga para as olimpíadas. Ao todo, serão 28 alunos distribuídos em dois times, um masculino e outro feminino.

As Olimpíadas Escolares tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do esporte estudantil nas escolas de todo o país. Ao educar o jovem através da prática esportiva desde a escola, ele reforça seus ideais do movimento olímpico, constrói os seus valores, seus conceitos e se socializa.

As Olimpíadas Escolares 2009 – Conta com cerca de 3.500 participantes, de 12 a 14 anos, que estarão representando 904 instituições de ensino públicas e privadas de 27 estados. Os alunos irão disputar medalhas em nove modalidades: handebol, basquetebol, atletismo, futsal, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Todas as competições têm entrada franca.

Em 2009, as Olimpíadas Escolares possuem duas divisões, a Especial e a Primeira Divisão. A Especial é formada pelos estados que ficaram do 1º ao 8º lugar na Divisão Especial de 2008 e pelos 4 primeiros estados da Primeira Divisão de 2008. A Primeira Divisão de 2009 ficará com os demais estados inscritos na competição.

Em 2005, as Olimpíadas Escolares passaram a substituir os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que tiveram sua 26ª e última edição em Brasília, em 2004. No quinto ano de seu novo formato, as Olimpíadas chegam pela quarta vez à cidade mineira de Poços de Caldas, que recebeu a segunda fase da edição de 2006 e as primeiras fases de 2007 e 2008.