PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Alunos do Ação Social pela Música fazem concerto no Centro Cultural Ariano Suassuna

Por Juneldo Moraes - em 279

A Orquestra de Cordas do projeto Ação Social Pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP), Unidade 2 (Mangabeira) se apresenta nesta quinta-feira (17), às 15h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, em um concerto didático destinado aos estudantes das redes públicas municipal e estadual, mas aberto ao público. A entrada é gratuita.

Alunos de quatro escolas localizadas no bairro de Jaguaribe – duas da Rede Municipal, uma da Rede Estadual e uma particular – foram convidados para assistir a apresentação, fruto da parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna.

Para o concerto que terá a participação de 35 instrumentistas, Samuel Espinoza, coordenador técnico do projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa e maestro da Unidade Mangabeira, preparou um repertório com músicas conhecidas como ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga, ‘Eu só quero um Xodó’ de Dominguinhos, e ‘We Will Rock You’, de Brian May.

“O repertório das orquestras da Ação Social pela Música é cuidadosamente escolhido, tanto para atingir os objetivos didáticos do projeto, quanto para garantir o crescimento técnico dos jovens músicos, através de arranjos de clássicos dos grandes mestres da música, tratados com um sentido pedagógico criativo e simplificado”, disse Samuel Espinoza.

O maestro disse ainda que “o objetivo principal desses concertos didáticos é abrir horizontes para enriquecimento cultural das crianças e adolescentes da rede escolar, visando não tão somente a formação de plateias para o futuro, mas oferecer música de qualidade, aquela que não toca nos meios de comunicação”.

“A oportunidade de ter acesso a este tipo de música instrumental, tornou-se uma experiência única para muitos alunos que, a partir dela, procuraram centros de ensino musical para desenvolver suas habilidades, levando-nos a descobrir talentos que estariam provavelmente perdidos sem estas atividades didático/musicais”, afirmou Samuel Espinoza.

Projeto – O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, é patrocinado pela Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O projeto atende 150 crianças e adolescentes nas unidades do Alto do Mateus e de Mangabeira, onde estudam instrumentos de cordas. Os dois novos polos, no conjunto Gervásio Maia e no Varadouro (Casa da Pólvora), vão atender 120 alunos com aulas de flauta doce e canto coral.

Serviço:

Ação Social pela Música-Núcleo João Pessoa (ASMJP)

Concerto Didático da Temporada 2017

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)

Data: Quinta-feira, 17 de agosto

Hora: 15h

Programa

‘Shoe Symphony’ (John Caponegro)

‘Hylarity’ (Norman Ward)

‘AOrquestra’ (Folk Chile)

‘Eu só quero um Xodó’ (Dominguinhos)

‘Blue Happy’ (Trad. EUA)

‘Asa Branca’ (Luiz Gonzaga)

‘We Will Rock You’ (Brian May)