Alunos do Curso de Gestão Pública da UFPB visitam Controladoria Geral do Município

Por Fátima Sousa - em 503

Alunos do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) visitaram as instalações da Controladoria Geral do Município de João Pessoa, na manhã desta quarta-feira, com início às 9h. Antes, porém, os estudantes receberam explicações de como funciona o órgão, no zelo, controle e aplicação correta dos recursos pela gestão municipal, numa palestra ocorrida no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A atividade faz parte de uma série de visitas agendadas pela CGM com estudantes de universidades da Capital. “Estamos estudando uma série de parcerias com universidades para que os alunos tenham acesso às funções da Controladoria Geral do Município de João Pessoa”, diz Regina Souza, secretária adjunta.

O professor Nícolas Araújo acompanhou a turma composta por 25 estudantes. Segundo ele, o momento é muito importante para que os alunos façam uma relação da teoria e a prática da disciplina.

“Até pela conjuntura atual do Brasil, com tantas notícias de corrupção na área pública, há uma preocupação da coordenação do curso para que haja essas visitas e os alunos tenham conhecimento de como funciona “in loco” todo o processo da gestão com relação à aplicação correta dos recursos públicos”, acrescenta.

Ele considera de fundamental importância a impessoalidade do gestor na administração da economia pública. “É importante que o aluno saia da teoria da sala de aula para ver a área funcionando realmente”, admite o professor.

A aluna Lirian Soares, estudante do quinto período do Curso de Gestão Pública, estava atenta as explicações. Ela também  considerou de grande importância esses momentos. “É uma excelente oportunidade que temos de conhecer o trabalho da Controladoria Geral de João Pessoa, por ter demonstrado um trabalho sério no controle dos recursos da Prefeitura”, destacou.