Alunos do Juventude Cidadã são capacitados pelo Empreender-JP

Por - em 26

O programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) inicia na próxima quarta-feira (20) a capacitação de aproximadamente 300 ex-alunos do “Projovem Trabalhador – Juventude Cidad㔠de João Pessoa. A intenção é incluir os jovens no mercado de trabalho, estimulando o empreendedorismo.

A capacitação será realizada no Hotel Ouro Branco, no bairro de Tambaú. Os jovens ficarão divididos em duas turmas de 150 alunos cada uma. A primeira delas terá aula na quarta e quinta-feira (20 e 21), das 8h às 17h. Já a segunda turma, na sexta-feira (22) e no sábado (23), no mesmo horário. Para garantir o conforto de todos, a coordenação do programa vai oferecer almoço e um coffee break aos alunos. Durante as aulas, os jovens terão noções de empreendedorismo, administração de empresa, compra e venda, entre outras.

O programa Juventude Cidadã é um convênio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o Ministério do Trabalho e Emprego. Ele garante capacitação profissional a jovens com idade entre 18 e 29 anos que estão fora do Ensino Superior. Na Capital, 4.020 alunos foram selecionados e distribuídos em 16 cursos. Pelo menos 1.206 deles devem ser inseridos no mercado de trabalho, segundo meta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), gestora do convênio.

Uma das formas encontradas para incluir esses novos profissionais na economia foi estimulando o empreendedorismo. Para isso, o Juventude Cidadã estabeleceu parceria com o Empreender-JP, que inscreveu até agora 300 jovens interessados em abrir um negócio próprio. Pelo programa, eles vão receber capacitação, acompanhamento técnico e empréstimo no valor de até R$ 5.100, com juros de 0,9% ao mês, a menor taxa do mercado.