Alunos do Planseq participam de aula inaugural na PMJP

Por - em 34

Os alunos do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planserq) participaram na tarde desta quinta-feira (18), no auditório do Paço Municipal da Prefeitura de João Pessoa, da aula inaugural do programa. Estiveram presentes representantes da atividade turística, empresários e as famílias que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.

O evento foi realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Turismo (Setur) e Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), em parceria com os Governos Federal e Estadual e o Instituto Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável (Êpa!).

Durante a solenidade várias mães beneficiárias do Bolsa família receberam informações sobre o funcionamento dos cursos profissionalizantes. Foi o caso da assistente de cabeleireira Suelija Maria dos Santos Medeiros. Ela recebe mensalmente o benefício, mas está desempregada. Ao saber da oportunidade, não perdeu tempo. “Ainda não sei qual curso irei fazer, mas acredito que qualquer um seja válido e me ajude a arranjar um emprego”, declarou.

Vagas – Em João Pessoa estão sendo disponibilizadas 381 vagas para os seis cursos. O Planseq é uma ação complementar que visa a qualificação profissional de trabalhadores pertencentes as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O plano visa possibilitar a inserção em postos de trabalho nos setores que apresentam demanda, em especial impulsionados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, nas áreas da construção civil e de turismo.

Os cursos terão duração em média de 200 horas/aulas e para participar há a exigência de que a pessoa tenha cursado até a 4ª série. Os chefes de família podem escolher entre os cursos de recepcionista, cozinheiro, garçon, camareira/arrumador, mensageiro/capitão, porteiro e barman/bartender. A prioridade das vagas está para as mulheres.

As aulas teóricas serão realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros do Cristo Redentor, Cruz das Armas, São José, Gramame, Alto do Mateus e Mandacaru. No conjunto Valentina Figueiredo, na Arca da Ilha do Bispo as aulas acontecerão no CRC. As aulas práticas estão confirmadas nos hotéis e restaurantes parceiros dos programa. Também apóiam o Plano o João Pessoa Convention & Visitors Bureau e ABRASEL-PB