Alunos do projeto Professor Plugado começam a receber notebooks

Por - em 27

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), começou a entregar, a partir desta segunda-feira (15), mais 173 notebooks dentro do projeto Professor Plugado. Vão receber os notebooks os docentes, especialistas e gestores de cargo efetivo da rede municipal de ensino, concluintes da etapa 2011 do Proinfo I (Curso de Introdução à Educação Digital). O investimento da PMJP, através de recursos próprios, é de R$ 343.540,00.

A professora do 2º ano, Edenilza Lucena não disfarçou a alegria e emoção ao receber seu computador portátil. “Estava contando os dias para esse momento. É um incentivo a mais de buscar novas formas de aprendizado. Meus alunos vão fazer uma festa quando chegar à sala de aula.”, comemora a professora da escola Celso Monteiro Furtado, no Funcionários II.

Para a psicóloga Denise Pereira dos Santos, o notebook serve de suporte para o planejamento mensal das ações e atividades da escola, “Com essa ferramenta nós temos subsídio para o trabalho pedagógico realizado com alunos e pais”, afirma a especialista da escola Agostinho Fonseca Neto, no Cristo.

A entrega será de forma gradativa no gabinete da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), localizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h. Os professores devem estar munidos de cópia de documento oficial com foto e contracheque para anexar ao termo de cessão para o recebimento.

Os que não conseguirem receber os notebooks nos dias e horários devidos terão uma segunda chance: de 22 a 26 de agosto, na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), situada a Av. Epitácio Pessoa, 3386, Miramar. Para as demais pendências, o atendimento será a partir do dia 29, na sede da DTIC, das 8h às 12h e 14h às 18h. Os primeiros notebooks já foram distribuídos pelo prefeito Luciano Agra durante a entrega da reforma e ampliação da Escola Cônego Matias Freire, na última quarta-feira (10).

Para saber dia e horário de recebimento, por ordem alfabética, consulte as listas abaixo:

Lista dia 15.08 – A a E

Lista dia 16.08 – E a J

Lista dia 17.08 – J a M

Lista dia 18.08 – M a P

Lista dia 19.08 – P a Z

Professor Plugado – O projeto tem o objetivo de capacitar educadores lotados em atividade pedagógica na Sedec para a utilização pedagógica de recursos tecnológicos, em especial o computador, por meio da formação continuada em Tecnologias na Educação oferecida pelo Ministério da Educação.

Proinfo I – O Curso de Introdução à Educação Digital (40 horas/aula) é destinado a professores e gestores escolares que não têm o domínio no  manejo de computadores/internet e tem como objetivo  possibilitar a utilização de  recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).

Em 2010, a PMJP entregou 1.630 notebooks para professores, especialistas e gestores de cargo efetivo da rede municipal de ensino, adquiridos com recursos próprios do Município. O investimento foi de R$ 3.145.900,00.