Alunos do Senac conhecem detalhes sobre reciclagem

Por - em 60

Vinte e cinco alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) visitaram na manhã desta quarta-feira (29) a sede da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) para conhecer um pouco mais sobre reciclagem e reutilização de materiais. Durante a visita, os estudantes do curso de Comércio de Serviço Administrativo ainda receberam informações sobre preservação do meio ambiente e coleta seletiva.

Na Emlur, os estudantes foram recebidos pelos educadores ambientais do Departamento de Valorização e Recuperação dos Resíduos Sólidos (Devar). Os técnicos mostraram para os jovens do que se pode ser feito para que o meio ambiente seja preservado. Eles também explicaram para os alunos o principio dos três ‘Rs’, que consiste na redução do consumo, reutilização de materiais e na reciclagem.

Em seguida, os estudantes visitaram a Oficina de Artes da Autarquia, onde puderam ver o trabalho que é desenvolvido através da reutilização de materiais que costumeiramente são jogados no lixo. Nas mãos dos artistas plásticos e artesãos da Emlur, esse material vira arte, sendo transformado em objetos de decoração e utensílios.

A orientadora do Senac, Jacira Eleutero, disse que sempre leva os seus alunos para conhecer o trabalho que é desenvolvido pela Emlur e informou que os técnicos da Autarquia já foram fazer sensibilizações dentro do Senac. “Nós queremos despertar nos alunos a conscientização sobre o meio ambiente”, contou a professora. Ela ressaltou que, durante o curso, os alunos recebem informações sobre ética e cidadania, que estão diretamente ligadas às ações desenvolvidas pela Autarquia. A professora disse ainda que depois das visitas, os estudantes adquirem com “uma visão diferente de mundo”.

O aluno Vandenberg Soares revelou que ficou impressionado com os objetos que podem sem confeccionados através de materiais que as pessoas não dão muita importância e acabam jogando no lixo. O garoto revelou que o que mais gostou de ver foi um barco feito de papelão e um globo confeccionado com copos descartáveis. “Coisas que a gente não dá valor podem ser transformadas. Para isso, basta usar um pouquinho a cabeça e a criatividade”, comentou.

Todos os meses a Emlur recebe visitas de instituições de ensino e entidades diversas, que têm o objetivo de sensibilizar crianças, adolescentes e adultos para a educação ambiental. Em cada oportunidade, são repassadas informações sobre processo de coleta seletiva, reutilização e reciclagem de material, além de atitudes para a preservação do meio ambiente.