Alunos dos Creis abrem programação do ‘Educação Festeja o Natal’

Por - em 45

A apresentação do coral formado por 180 alunos de oito Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) marcou a abertura do evento ‘Educação Festeja o Natal’, na tarde desta segunda-feira (5), na Praça da Paz, no bairro dos Bancários. Na ocasião também se apresentaram o Coral da Paz e Corpo Coreográfico, da Escola Leônidas Santiago, o grupo de teatro da Escola João Medeiros, o grupo Cavaquinho Novo, do Ernany Sátiro e o grupo de música instrumental MPB Choro.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) com o objetivo de prestigiar e festejar todas as atividades desenvolvidas pelos alunos durante o ano, nas unidades municipais de ensino. A programação continua nesta terça-feira (6), a partir das 15h30, com a apresentação de corais, grupos de dança, música e teatro, também na Praça da Paz, e segue até o dia 25 de dezembro em vários pontos estratégicos da capital, a exemplo da Praça, Busto de Tamandaré e Igreja São Francisco.

Mais de 2.500 alunos estão envolvidos com o ‘Educação Festeja o Natal’, que já está em sua terceira edição. “Cerca de 40 atrações irão se apresentar durante o evento, trazendo o melhor da cultura em forma de magia natalina.ra ntos de Joque acontecerstcom a apresentaç, mostrando a culminância de todos os trabalhos desenvolvidos durante as atividades extracurriculares de música, dança e teatro, nas escolas e Creis”, afirmou o Rômulo Albuquerque, coordenador de Educação Musical e responsável pelo evento.

Incentivo aos estudantes – O ‘Educação Festeja o Natal’ marca o encerramento das atividades anuais das unidades municipais de ensino. Para Marlene Rodrigues, diretora da escola de Educação Infantil Ubirajara Pinto, no bairro dos Ipês, momentos como este são importantes tanto pelo trabalho de educação musical quanto pela integração das crianças com outras de escolas diferentes. “Eles fazem uma festa só porque vão sair da escola e para apresentar algo que eles trabalharam durante tanto tempo é uma emoção”, disse.

O professor de dança, Adalberto Fernandes, da escola Leônidas Santiago, ressaltou que através da arte, os jovens podem aprender coisas maravilhosas. “Além de ser bom para a saúde do corpo, é importante para a saúde mental, o desenvolvimento acadêmico e também para ocupar um tempo precioso do jovem, que ao invés de está se envolvendo com drogas, por exemplo, estão participando de atividades prazerosas e educativas”, frisou.

Jovens como Flávia Nascimento, de 15 anos. Segundo ela, com a dança pode-se chegar a lugares nunca antes alcançados. “A música e a dança tem o poder de nos fazer viajar pelo mundo da imaginação. Faz um ano que participo desse projeto na escola e me sinto realizada”, disse Flávia, que não ficou nem um pouco nervosa com a apresentação no palco para o público presente.

O pequeno João Victor Medeiros, de apenas 12 anos, já toca agogô e atabaque e sabe que esses instrumentos fazem a diferença na sua vida. “Desde que comecei a participar das atividades na escola onde eu estudo já aprendi inúmeras coisas novas e lições importantes para a minha vida. Adoro tocar e pretendo continuar fazendo isso por muito tempo”, contou.

Encerramento – O último dia do evento ‘Educação Festeja o Natal’ será marcado pelo concerto sacro natalino do Coral Vozes da Infância, às 19h, no Busto de Tamandaré. Regido pelo maestro Elias Moreira, o coral reúne 60 crianças de seis a 16 anos.

Programação

De 05 à 13/12 – Das 15h30 às 19h (Praça da Paz)

06/12 (terça)

Coral (Escola Antônia do Socorro Silva Machado)

Unidas pela Arte – UPA (Escola Anayde Beiriz)

Grupo de Dança Absoluta JC (Escola João Coutinho)

Sexteto Paraíba Jovem (escola Augusto dos Anjos)

Mostra de Dança (Secretaria de Educação e Cultura).

07/12 (quarta)

Grupo de Música Radegundis Feitosa (Escola Santos Dumont)

Coral (Escola Índio Piragibe)

Grupo de Violão (Escolas João Monteiro e Raimundo Nonato)

Natal das Crianças (Escola Ana Nery)

Festival de Dança (Secretaria de Educação e Cultura)

09/12 (sexta)

Banda Marcial (Escola João XXIII)

Arte Ballet Gisely Bezerra (Escola Frutuoso Barbosa)

Grupo de Dança e Música – Eman (Escola Antenor Navarro)

Grupo de Teatro Criança em Ação (Escola Euclides da Cunha)

Coral (Escola Monteiro Lobato)

Auto de Natal (Escola Moema Tinoco)

12/12 (segunda)

Orquestra de Flauta (Escola Zumbi dos Palmares)

Nau Catarineta (Escola Santa Emília)

Corpo Coreográfico (Escolas Dumerval Trigueiro, Zulmira de Novais, Darcy Ribeiro e Damásio Franca)

Banda Marcial (Escola Zumbi dos Palmares)

13/12 (terça)

Vozes do Alto (Escola Luiza Lima Lobo)

Grupo de Teclado e Grupo de Flauta (Escola Chico Xavier)

Ginástica Rítmica (Escola João Monteiro)

Banda Marcial (Escola Anízio Teixeira)

De 14 à 16/12 – Das 17h às 19h (Praça da Paz)

14/12 (quarta)

Concerto Banda Marcial Municipal (Secretaria de Educação e Cultura)

15/12 (quinta)

Auto de Natal dos Creis (Secretaria de Educação e Cultura)

16/12 (sexta)

Cantata Natalina (Coral e Banda Sinfônica Infanto Juvenil (Secretaria de Educação e Cultura)

Dia 18/12 (domingo)

Concerto Sacro Natalino Coral Vozes da Infância

18h, no Centro Cultural São Francisco

Dia 25/12 (domingo)

Concerto Sacro Natalino Coral Vozes da Infância

19h, no Busto de Tamandaré