Alunos municipais são destaque na Olimpíada de Matemática

Por - em 53

Quatro alunos da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, que funciona dentro da Aldeia SOS, no bairro de Mangabeira, foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP). Joemerson de Oliveira Maia, 12 anos, obteve a medalha de ouro no nível 2, em que competem alunos do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além dele, Joeverton de Oliveira Maia recebeu medalha de prata e os alunos Arthur Arandas Diniz e Joebert de Oliveira Maia obtiveram menções honrosas selando o excelente desempenho da instituição.

O resultado foi comemorado por professores e alunos da escola municipal. Para o professor responsável por ministrar a disciplina na escola, Carlos Henrique Santos de Morais, a conquista demonstra que o ensino público é possível “Nós temos professores competentes e alunos dedicados. Somos um exemplo, estamos aqui para mostrar que podemos fazer melhor, sempre, disse o professor.

Segundo o aluno Joemerson de Oliveira Maia, premiado com a medalha de ouro, o prêmio representa horas de estudo e dedicação à matemática. “Quando a gente faz o que gosta, fica muito mais fácil. Estou feliz com o resultado e pretendo continuar me dedicando ainda mais às competições”, explicou o aluno. Joemerson, Joeverton e Joebert são trigêmeos e participaram da competição pela segunda vez. Ano passado, eles também ficaram entre os primeiros.

Na Olimpíada Pessoense de Matemática, organizada pelo Departamento de Matemática (DM) da UFPB, a Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado foi a única escola pública a ser premiada.

Premiação – A relação dos 3,2 mil estudantes vencedores da competição foi divulgada pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, em solenidade realizada no Ministério da Ciência e Tecnologia. No total, serão distribuídas 502 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.802 de bronze, em três categorias: nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), nível 2 (8º e 9º anos do Fundamental) e nível 3 (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio).

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – A 6ª edição da OBMEP recebeu 19,6 milhões de inscrições de alunos, que representam 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal. O evento nacional é voltado à escola de rede pública e tem por objetivo incentivar e estimular os professores e alunos de todo país.