Alunos participam de Momento de Leitura no Bairro dos Novais

Por - em 62

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vai realizar nesta sexta-feira (23) o Momento de Leitura na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Novais, no Bairro dos Novais. O evento terá início às 8h com o hasteamento da Bandeira Nacional. A ação faz parte do projeto “O prazer da leitura e da escrita: elo entre escola e comunidade”.

No total, vão participar 360 alunos que fazem parte do 1º ao 5º ano, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) – Ciclo Alfa, Ciclo I e II e a comunidade, que vão ter acesso a um acervo de 4.000 livros infanto-juvenil. O projeto tem a finalidade de ajudar o aluno a ler e produzir diversos gêneros textuais, que fazem parte da vida cotidiana, visando prepará-los de maneira mais adequada para enfrentar os diversos desafios sociais, na área da leitura e da escrita e no exercício da cidadania.

Trabalhar a gramática de maneira menos enfadonha e cansativa, fazendo com que o aluno a veja com outros olhos e, principalmente, passe a compreendê-la e utilizá-la de maneira mais consciente, também é um dos objetivos do projeto.

Para os diretores da escola, Nivonete Rodrigues de Melo, Fernando Guimarães de Menezes e Janeide Maria dos Santos, este projeto representa a concretização dos trabalhos que vem sido desenvolvidos em sala de aula. “Não podemos esquecer que a leitura está ligada à escrita e é através dela que conseguimos informar o que aprendemos”, disse Fernando.

Dentre as atividades realizadas no Momento de Leitura estão recital de poesia, jogral (coral falado dentro de uma ordem, o que confere uma musicalidade e ritmo à declamação), acróstico de leitura (composição poética onde as letras iniciais, intermediárias ou finais formam palavras ou até mesmo frases) e visita às ilhas de leitura, sala de informática e biblioteca. O evento será encerrado às 16h30 com um lanche para os participantes.