Alunos prestam homenagem ao cantor Zé Ramalho em JP

Por - em 22

O ponto alto do Ano Cultural Zé Ramalho é o Festival de Música com a participação de alunos da rede municipal de ensino, que iniciou na manhã desta quarta-feira (15). Ao todo, 75 canções que se baseiam na obra do cantor e compositor paraibano homenageado serão interpretadas no Festival, que acontece também nesta sexta-feira (17), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. A realização do evento é da Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec).

O Festival acontece durante toda tarde desta quarta-feira, iniciando as atividades a partir das 13h30 e se prolonga até as 21h. Já na sexta-feira, serão apresentadas 22 músicas, começando a partir das 14h00. O Festival se encerra as 18h.

Segundo Giselma Franco, assessora pedagógica da Sedec e coordenadora do Projeto Ano Cultural, a participação maciça do alunado surpreendeu os organizadores, que desconheciam a habilidade dos estudantes com instrumentos musicais. A maior parte das interpretações, no entanto, será em estilo canto-coral, sem acompanhamento instrumental. “Não haverá paródias. Buscamos manter a originalidade das canções, mas com interpretação livre dos alunos”, acrescentou.

Cada escola do município participa com a inscrição de três músicas, uma para cada fase de ensino. Esta será a primeira experiência musical do Projeto Ano Cultural, que teve início em 2007 e já homenageou Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Sérgio de Castro Pinto, todos eles literatos. “Como este ano o homenageado é músico, cantor e compositor, idealizamos esse Festival, que é uma produção inspirada na obra dele”, disse Giselma Franco.