Alunos realizam mostra sobre a obra do cantor Zé Ramalho

Por - em 35

Durante esta semana os alunos da Escola João Monteiro da Franca, no Conjunto Vieira Diniz, realizaram uma mostra com trabalhos alusivos ao Ano Cultural Zé Ramalho. Danças e recitais foram elaborados pelos próprios estudantes, como também a realização de palestras sobre vida e obra do cantor e compositor paraibano, que contou com a participação de alunos do ensino fundamental I e II e do programa de Educação de Jovens e Adultos (Eja). As atividades foram encerradas no fim da tarde desta quinta-feira (14).

Os alunos da escola trabalharam a musicalidade, o misticismo, a realidade social do sertanejo e a questão agrária, temas que permeiam toda a obra de Zé Ramalho. A realização da mostra representa a culminância de um projeto interdisciplinar que contou com a participação de toda a escola.

“A realização dessa mostra é um estímulo a fomentar produtores de cultura no universo escolar. É a partir daí que nós, gestores, nos colocamos como instrumentos multiplicadores e responsáveis por fazer eficiente a realização de atividades promissoras como essa”, enfatizou a diretora da Escola João Monteiro da Franca, Dalvaci Rodrigues Pessoa.

“Precisamos incentivar nossos estudantes a reconhecer a multiculturalidade proposta pela obra de Zé Ramalho. O aluno precisa se alimentar da arte, da dança, do teatro, da música, da poesia, por isso que dentro do projeto visitamos todas essas áreas, de forma interdisciplinar, fazendo com que o estudante tenha contato com todas elas”, afirma a professora de Artes Visuais, Anne Caroline Cunha.

Projeto Ano Cultural – Essa é quarta edição do Ano Cultural, que teve início em 2007 homenageando personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O primeiro instituído foi o Ano Cultural Ariano Suassuna; em 2008, o Ano Cultural José Lins do Rego e em 2009 o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto.