Alunos recebem premiação pela VI Olimpíada Brasileira de Robótica

Por - em 107

Nesta quarta-feira (15), alunos de duas escolas municipais receberão a premiação pela etapa paraibana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). O prefeito Luciano Agra fará a entrega de tablets às equipes vitoriosas, a partir das 11h30

Três equipes de duas escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa foram premiadas na etapa estadual da VI Olimpíada Brasileira de Robótica, que aconteceu no último sábado (11) na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A equipe Robomax, da Escola Municipal Antonia do Socorro Silva Machado, foi a campeã na categoria nível 1 e vai disputar a final da competição nacional, que acontece de 15 a 21 de outubro, em Fortaleza (CE). “Foi uma grande conquista para a escola, um sonho. Agora vamos à nacional e esperamos ser campeões novamente”, disse o estudante Caio Chaves, de 13 anos, integrante da equipe vencedora.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) também conquistou o segundo e terceiro lugares no nível 1, com as equipes Robô Kids e Robô Teen, ambas  da Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima. Já a equipe Lins, da Escola Estadual José Lins do Rego, ficou com a terceira colocação no nível 2.

O aluno Gustavo Arlem, de 17 anos, um dos integrantes da equipe ganhadora do nível 2, comentou que a competição foi acirrada, pelo grau de preparação dos concorrentes. “Desde o 7º ano estamos competindo. Essa era nossa última chance de mostrar tudo o que aprendemos em sala de aula”, contou. O professor do grupo, Adriano Alves, também comemorou a conquista. “Eles deixaram de curtir as férias para se preparar para a competição”, disse, orgulhoso.

Outras escolas – A equipe Hard Rock Robots, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Lourdinas), de Campina Grande, conquistou o primeiro lugar na categoria nível 2. Na mesma categoria, a equipe Roboeter_1, da Escola Técnica Redentorista, conquistou o segundo lugar.

Competição – Este ano, a etapa da OBR realizada na Estação Cabo Branco bateu recorde de inscritos. Participaram 72 equipes, o que representou aproximadamente 300 estudantes de instituições públicas e privadas de toda a Paraíba. “Todas as escolas são vitoriosas, porque desenvolvem um excelente trabalho de equipe. A competição também possibilitou que cada estudante participante aprendesse a liderar, dividir tarefas e competir de forma saudável”, disse o coordenador regional da Olimpíada, Fagner Ribeiro.

Robótica na PMJP – A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) implantou o projeto robótica no currículo escolar em 2007. Atualmente, 52 escolas possuem o projeto, beneficiando cerca de 25 mil estudantes.

Para as aulas de robótica, cada unidade recebe kits compostos por uma central de programação. São seis pares de sensores (som, luz, movimento e toque) e módulos de vários tamanhos, que, montados formam robôs, além de ferramentas e apostilas. Todo esse material é repassado para professores, monitores e alunos.

Confira a classificação final da VI Olimpíada Brasileira de Robótica:

Nível 1

 

1° lugar – Escola Municipal Antonia do Socorro Silva Machado (João Pessoa)

2° lugar – Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima (João Pessoa)

3° lugar – Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima (João Pessoa)

 

Nível 2

1° lugar – Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Campina Grande)

2° lugar – Escola Técnica Redentorista (Campina Grande)

3° lugar – Escola Estadual José Lins do Rego (João Pessoa)