Ambulantes cadastrados para o Carnaval recebem crachás

Por - em 29

Ambulantes cadastrados para
o Carnaval recebem crachás

A partir desta sexta-feira (18) os comerciantes ambulantes que realizaram o cadastro na Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para participar dos projetos “Folia de Rua” e “Carnaval Tradição” deverão buscar seus crachás na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O documento estará disponível até a quinta-feira (24), um dia antes do início das prévias de carnaval.

Aproximadamente 350 pessoas fizeram o cadastramento que permite aos ambulantes comercializar bebidas e alimentos durantes os festejos realizados no Centro e nos bairros da capital paraibana entre os meses de fevereiro e março. “O crachá é o documento que comprova a regularização do comerciante na Prefeitura de João Pessoa”, lembrou o coordenador do Núcleo de Cadastro (Nucad) da Sedurb, Herculano dos Santos.

O coordenador do Nucad lembra que não será autorizada a permanência de comerciantes nos locais de festa sem a identificação da Sedurb, e quem for flagrado pelos agentes de controle urbano sem o documento, terá que se retirar do evento. A fiscalização será rigorosa com a presença dos agentes nos desfiles realizados pelos blocos cadastrados nos projetos da PMJP.

Ordenamento – A identificação dos comerciantes por meio de crachá é uma iniciativa adotada pela gestão municipal visando o ordenamento do comércio ambulante nos dias de festas em João Pessoa. O documento traz informações como o nome, CPF, evento para o qual o comerciante foi cadastrado (incluindo a duração) e a atividade que ele desenvolve. A cada evento, o crachá precisa ser renovado para que a Prefeitura possa acompanhar o desenvolvimento da atividade no município.

Condições – Os ambulantes cadastrados pela Sedurb devem seguir algumas orientações da Secretaria para desenvolver suas atividades durante os eventos promovidos pela PMJP. Os comerciantes não podem, por exemplo, utilizar recipientes de vidros, churrasqueiras e outros artefatos inflamáveis. Cada pessoa também pode requerer apenas uma área pública por núcleo familiar e o equipamento utilizado só pode ocupar uma área de até 12 metros quadrados.