Ambulantes da orla recebem orientações sobre preservação

Por - em 29

Os comerciantes ambulantes que alugam cadeiras de praia e guarda-sóis na orla da Capital aceitaram o convite da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e compareceram à reunião para sensibilização turística e ambiental realizada nesta quinta-feira (20) no auditório da PBTur, em Tambaú. A atividade foi resultado de uma parceria intersetorial que incluiu a Secretaria de Turismo (Setur) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
 
As palestras abordaram a importância da preservação ambiental e da atividade turística na cidade. “A ideia do encontro foi conscientizar os autônomos sobre como melhorar o tratamento ao turista e mostrar que esse gesto ajuda a ampliar seus negócios”, explicou Sâmara Farias Martins, do Setor de Planejamento Turístico da Setur.
 
Além de incentivar a qualidade do atendimento prestado aos turistas que frequentam as praias nesta época do ano, a atividade mostrou aos ambulantes a necessidade de cuidar do meio ambiente. “João Pessoa é uma das poucas cidades onde a vegetação ainda contribui para a fixação das dunas, por isso, passamos para eles a importância da preservação da área”, comentou o chefe da Divisão de Botânica da Semam, Anderson Fontes.
 
Noções de inglês – Aproveitando a oportunidade do encontro com os comerciantes ambulantes, o secretário de Turismo, Elzário Pereira Junior, passou aos presentes algumas noções de inglês para que todos pudessem praticar em casa. As chamadas “magic words” incluíram expressões como “bom dia”, “por favor” e “obrigado”. “São informações importantes porque não temos acesso a um curso de inglês”, reconheceu o comerciante Edson Figueiredo.
 
Há três meses trabalhando na atividade de aluguel de mesas e cadeiras, o comerciante Edson aproveitou para agradecer o convite da Sedurb e festejar a iniciativa. “Estão todos de parabéns, em especial o secretário Lucius (Fabiani) que insistiu para que viéssemos. Não me arrependi”, declarou. Na ocasião também foram entregues viseiras e camisetas aos participantes com informações sobre a campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.