Ambulantes fazem curso sobre turismo e preservação ambiental

Por - em 27

Os comerciantes ambulantes que atuam na atividade de locação de cadeiras de praia e guarda-sóis na orla da Capital paraibana serão contemplados com uma sensibilização turística e ambiental numa ação intersetorial promovida nesta quinta-feira (20) pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Turismo (Setur) e de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A ação vai ser realizada a partir das 15h, no auditório da PBTur, em Tambaú, e faz parte do projeto de ordenamento da orla marítima da cidade.

O evento vai contar com as presenças de pelo menos 32 ambulantes que fazem a locação de itens das praias de Cabo Branco e Tambaú. Eles aceitaram o convite da Sedurb para participar de atividades realizadas por técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Turismo. Eles abordarão a importância da preservação ambiental e da atividade turística que praticam em ambiente costeiro.

De acordo com o secretário da Sedurb, Lucius Fabianni, a ação faz parte de um projeto piloto que está sendo desenvolvido na cidade com o intuito de sensibilizar os ambulantes da orla sobre a importância de preservar a natureza e promover um bom atendimento aos turistas. “A ideia é fazer com que os comerciantes atuem como fiscais do meio ambiente, não apenas preservando a vegetação local, como também impedindo que outras pessoas tentem destruí-la”, explicou.

Para o secretário de Turismo, Elzário Pereira Junior, “não somente ação de ordenamento com esses micro empreendedores das praias urbanas é de relevante importância, como também o entendimento da importância da sua atividade na prestação do seu serviço específico ao turista, equilibrado com a sensibilização ambiental na área costeira onde atuam”.

Entre os assuntos abordados pelos técnicos estão a preservação da vegetação nativa, a limpeza nas areias e a qualidade do atendimento prestado aos turistas que usam as praias do litoral paraibano nesta época do ano.

Acordo – No início do mês, a Sedurb e os comerciantes ambulantes da orla de João Pessoa entraram em um acordo visando disciplinar o aluguel de itens de praia para os banhistas. Pelo acordo, cada ambulante pode comercializar até 20 cadeiras e 15 guarda-sóis nas praias de Tambaú e Cabo Branco, as mais frequentadas pelos banhistas durante o verão.