Ambulatório da Dor Crônica é implantado no Ortotrauma

Por - em 39

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) terá um novo serviço a partir desta quinta-feira (15). É o Ambulatório de Dor Crônica, que tem como objetivo principal humanizar o tratamento aos usuários da rede pública de saúde através do controle da dor. Os atendimentos serão iniciados às 15h.

O Ambulatório irá atender pacientes com dores crônicas e agudas e será composto por uma equipe formada por médicos, psicólogos e técnicos de enfermagem capacitados para reconhecer o nível de dor de cada paciente e, com isso, acelerar e humanizar o tratamento. O projeto tem coordenação do professor Gualter Ramalho e irá funcionar todas as quintas-feiras, nos turnos manhã e tarde.

O novo serviço faz parte do Projeto Hospital sem Dor, iniciado em janeiro de 2010 com o I Simpósio Multidisciplinar de Dor. Em Seguida, foi realizado o treinamento teórico/prático de Anestesia Regional com os profissionais do Ortotrauma.

Em princípio, serão atendidos os pacientes do próprio Hospital, mas a partir do mês de agosto os pacientes cobertos pelo Distrito Sanitário III serão beneficiados com o programa. O DSIII engloba os bairros de Mangabeira, Valentina de Figueiredo, Jardim Cidade Universitária e regiões vizinhas.

Dor no Brasil
– Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 50 milhões de brasileiros padecem de algum tipo de dor, que é o principal motivo de procura por assistência médica, sendo considerado hoje um sério problema de saúde pública. A dor crônica ou aguda dificulta diagnósticos e aumenta a permanência das internações hospitalares.