Aniversário de implantação do PSF é comemorado com festa

Por - em 32

Comemorando os 10 anos de implantação do Programa de Saúde da Família em João Pessoa, a Unidade de Saúde do Grotão realizou nesta última sexta-feira (18) uma celebração que envolveu atrações musicais, apresentações teatrais e grupos de dança. Ao todo foram sete grupos de dança, seguida por quadrilhas juninas e venda de comidas típicas que animaram a população do Grotão. O primeiro grupo a se apresentar foi o “Suingueira”, que esquentou a tarde chuvosa e não deixou ninguém parado.

A festa ainda contou com homenagens aos profissionais que atuam na área e apresentação de um vídeo que mostrou os 10 anos de atividades nas unidades de saúde do Grotão. Em 2000, a primeira unidade de saúde da família da Capital foi implementada naquela região, e hoje o Grotão já possui três. Ao todo, João Pessoa conta com 180 Unidades de Saúde da Família, que levam os serviços de saúde para mais perto da população.

Geraldo Casemiro é usuário dos serviços de saúde da USF Grotão I desde sua inauguração e só tem elogios. “Sempre fui muito bem atendido e parabenizo os trabalhadores da unidade e a nossa comunidade, que só viu crescer o trabalho da saúde aqui em João Pessoa”, afirmou Geraldo, que é um dos oito mil usuários que moram na região do Grotão e contam com uma estrutura capaz de dar suporte às demandas da área.

Estrutura – Desde 2005 já foram recuperadas 88 unidades de Saúde da Família (completamente reformadas ou em reforma), mais 15 novos prédios foram entregues e mais cinco já estão em construção com previsão de entrega ainda para 2010. Em cada uma dessas unidades são oferecidas consultas médicas, odontológicas, enfermagem, pré-natal, acompanhamento de crianças entre zero a dois anos, atendimento de crianças, adolescentes e idosos; hipertensos e diabéticos; coleta de exames citológicos, realização de curativos, vacinação, planejamento reprodutivo, além de atividades com grupos de gestantes, idosos, terapia comunitária e atividades educativas que cobrem atualmente 88% do território de João Pessoa.