Anne Raelly faz show de abertura da Semana do Músico na Capital

Por - em 49

A Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano, abre nesta terça-feria (23), a partir das 17h30, a Semana do Músico, edição 2010. Até domingo (28) serão realizados shows e workshops que irão reunir o que de melhor existe na música instrumental paraibana. O show de abertura fica por conta da cantora Anne Raelly, seguido da apresentação do grupo Baião de 3.

Anne Raelly tem apresentado seu trabalho em projetos e festivais como o ‘Projeto Afro Bossa Nova’, ‘Som das Seis’, ‘Estação Nordeste’, ‘Live Music Festival’, Festival de MPB do SESC, Projeto ‘Seis e Meia’, entre outros. Além disso, Anne Raelly traz em seu currículo participações importantes em shows de grandes nomes da música brasileira como Fagner, Chico César, Renato e seus Blue Caps, Armandinho, Paulo Moura e Quinteto Violado.

Este ano ela concluiu o mestrado em música, o que soma ao seu trabalho o conhecimento adquirido em pesquisas no campo do canto popular e da música brasileira de maneira geral. Anne Raelly pertence à nova safra de compositores e intérpretes nordestinos e vem conquistando públicos de diferentes perfis com sua maneira particular fazer música. Atualmente, está em processo de gravação do seu primeiro CD solo, intitulado “Marco Zero”, que tem seu lançamento previsto para o início do próximo ano.

Na sequencia se apresenta o grupo Baião de 3, que é formado por músicos paraibanos bastante conhecidos por sua vivência no cenário musical paraibano. O Baião de Três tem a participação de Heráclito Dornelles (bateria, percussão e pífanos), Ricardo Brito (piano, sanfona e escaleta) e Hercílio Antunes (contrabaixos).

A banda participou de vários festivais de música, um dos últimos foi a Mostra de Música Paraibana do Serviço Social do Comércio (SESC/PB) e do 5º Festival Banco do Nordeste de Música Instrumental.

Programação – Na programação da Semana do Músico estão confirmados os shows, no anfiteatro, de Edú Araújo, Boy Band (com participação de Móises Alves), Jurandi do Sax, Banda José Siqueira da Universidade Federal da Paraíba, Banda 5 de Agosto, grupo experimental Jazz Band, Nandel Pete e Dxiland Band.

A tarde, a partir das 14h, acontecem workshops de guitarra com o professor Manoca Barreto (Rio Grande do Norte), Zé Filho, Edú Montenegro, Walter Guimarães; de trompete e improvisação (Móises Alves, de Brasília), bateria (Walter Lopes – SP), contrabaixo (Ledo Ivo – PE), percussão (Da Lua – SP e Antônio China -PB), violão flamenco (Rinaldo Vitorinni – PB).

A Semana do Músico é uma atividade desenvolvida pela Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco. O produtor musical e idealizador da semana, o músico Rivaldo Dias, diz que João Pessoa sempre foi um berço de talentos, principalmente na área da música. Ele lembra que periodicamente surgem novos cantores e cantoras que dão seguimento a um caminho iniciado por grandes nomes como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Chico César e outros.

Lançamento de CD – Um dos destaques da Semana do Músico é o lançamento na sexta-feira (26), às 19h, do CD “Todas as Flautas” do professor Fernando Pintassilgo, que teve direção artística do cantor e compositor Paul Ró. No segundo andar da Torre Mirante haverá ainda exibição do documentário ‘Jackson do Pandeiro “O Rei do Ritmo” e exposição sobre vida e obra de uma dos ícones da música regional e nacional.

Na lojinha, localizada nos jardins da Estação, os apoiadores da Semana do Músico estarão com stand de vendas de instrumentos musicais, livros de música, CD´s e DVD´s. “Será uma rica troca de conhecimentos e experiências entre os músicos”, garantiu o músico Rivaldo Dias.