Ano Cultural homenageia Políbio Alves na Estação Cabo Branco

Por - em 40

O poeta Políbio Alves é o grande homenageado da 5ª edição do projeto “Ano Cultural” da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Uma das comemorações alusivas ao evento acontecerá nesta quarta-feira (18) e no próximo dia 25. Nesta quarta acontecerá um seminário de poesia, teatro e dança no cotidiano escolar. O seminário contará com a presença do poeta e está previsto para começar às 13h30, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

O evento se destina às escolas municipais participantes do Projeto Ano Cultural Políbio Alves 2011. Logo após o credenciamento, às 14h, haverá a exibição de um documentário sobre Políbio Alves. Na sequência, uma mesa redonda intitulada “A poesia de Políbio Alves e a cidade de João Pessoa”, com a presença do homenageado e do professor, poeta e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho, autor de vários livros na área de literatura, jornalismo e direito. Hildeberto Barbosa também é integrante da Academia Paraibana de Letras e Academia Paraibana de Filosofia.

O trabalho escolhido para dar suporte ao Ano Cultural foi a obra “Varadouro”, discutida em sala de aula pelos estudantes da rede municipal de ensino. Na obra, o autor convida o leitor para participar de uma viagem lírica sobre o Rio Sanhauá, narrando acontecimentos históricos, épicos do passado e presente. Os fatos narrados pelo autor remetem à conquista e ocupação do Estado da Paraíba. Em “Varadouro”, Políbio Alves narra a história vivida por personagens que se cruzam e percorrem os mais distintos contextos. O livro integra o acervo literário das escolas municipais e será referência para todas as ações do Ano Cultural.

Na próxima quarta-feira (25), às 13h30, também no auditório da Estação Cabo Branco, haverá exibição do curta-metragem, com atuação de Zezita Matos. A partir das 14h30 acontecerá uma mesa redonda sobre “A importância do teatro e da dança na formação cultural da criança e do adolescente”, com homenagens à atriz Zezita Matos, à coreógrafa Adjane Pontes e à professora, atriz e escritora Ana Marinho.

 

Políbio Alves – Poeta e contista, é natural de João Pessoa e formado em Ciências Administrativas, mas foi na literatura que encontrou sua vertente mais fértil. Considerado um profissional da palavra, Políbio Alves é autor dos livros “O que resta dos mortos” (1983), “Varadouro” (1989), “Exercício Lúdico – invenções e armadilhas” (1991) e “Passagem Branca” (2005).

 

SERVIÇO:

ANO CULTURAL POLÍBIO ALVES 2011

Quarta-feira (18) e Quarta-feira (25)

Hora: 13h30

Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

Fone: 3214.8270 – 3214. 8303.