Ano letivo da rede municipal da Capital tem início quarta-feira

Por - em 34

O início do ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino está marcado para a próxima quarta-feira (3) com o ‘Dia da Acolhida’ em cada unidade escolar. Na quinta-feira (4) o prefeito Ricardo Coutinho e a secretária da Educação, Ariane Sá, farão a abertura oficial, às 10h, na Escola Damásio Barbosa da Franca, localizada na rua Rodrigues Chaves, s/n, no bairro do Varadouro. Na ocasião será inaugurada a nova quadra poliesportiva da escola.

O ‘Dia da Acolhida’ vai envolver aproximadamente 70 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e de iniciativas sociais voltadas à educação de jovens e adultos, mantidos pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), como o Brasil Alfabetizado, ProJovem, Se liga e Acelera (da Fundação Ayrton Senna), Segundo Tempo e o Programa de Educação de Jovens e Adultos. Este ano, o Governo Municipal abriu 11 mil vagas e, segundo a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), havendo vaga em determinada escola, ainda existe a possibilidade de inscrições para alunos retardatários.

Os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da Capital iniciaram as aulas no dia 20 de janeiro. Levantamento parcial realizado pela Sedec revelou que 3.500 crianças de zero a seis anos de idade efetuaram matrículas nos Creis. Até o início de março, a PMJP distribuirá nas escolas um kit contendo fardamento e material para todos os alunos matriculados, composto de calça, camiseta e meias, sapato e mochila. Já os Diários de Classe começaram a ser distribuídos esta semana.

Planejamento – As 93 escolas do município realizam nesta segunda (1º) e terça-feira (2) um planejamento pedagógico referente ao ano de 2010, com participação de professores, especialistas e gestores. Segundo a diretora Pedagógica do Departamento de Planejamento, Avaliação e Articulação, Aurineide Vasconcelos, essa ação acontece concomitantemente em todas as escolas e é imprescindível para o bom andamento do currículo pedagógico no ano letivo.

Na oportunidade, assessores técnicos da Sedec realizarão um balanço dos programas e atividades. Para a secretária da Educação, Ariane Sá, esse primeiro momento é especial, pois fortalece o compartilhamento de conhecimentos, de forma que em todas as escolas eles sejam trabalhados no mesmo sentido, mas com respeito às particularidades de cada uma.