Antônio Barbosa assume a pasta da Articulação Política

Por - em 43

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) empossou no final da manhã desta quarta-feira (7) o novo secretário de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Antônio Barbosa Filho. “Essa Secretaria, na essência, faz muito mais coisa do que aparece. Essa Secretaria desmonta bombas, no sentido figurado evidentemente, adia conflitos, articula encontros e convergências, cria novos focos de construção de poder, atuando para dentro de uma gestão e para fora”, declarou o prefeito ao falar da importância da pasta.

Ricardo Coutinho disse que a entrada de Antônio Barbosa não provocará mudanças na condução dos trabalhos. “Eu tenho certeza absoluta que esse processo, essa forma de conduzir os interesses da Articulação Política e da Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa não terá nenhum problema de continuidade, muito pelo contrário”, declarou o prefeito durante a solenidade.

A idéia básica, segundo o chefe do Executivo municipal, é avançar cada vez mais, otimizando sempre o trabalho oferecido à população da cidade. O prefeito encerrou seu discurso agradecendo ao ex-secretário Jorge Camilo pelo trabalho realizado durante sua permanência à frente da Segap. “Jorge fez um trabalho silencioso, persistente, perspicaz, se articulando e articulando as coisas para, efetivamente, fazer com que esse bonde chamado governo possa seguir em frente”, destacou.

Diálogo e inclusão – Com vasta experiência nos movimentos sociais, atuando em defesa dos trabalhadores rurais e dos servidores públicos, o novo secretário disse que se julga credenciado para levar sua contribuição à gestão do prefeito Ricardo Coutinho. “É uma gestão que tem recebido o apoio da população, voltada para o diálogo, políticas de inclusão e de obras estruturantes para a cidade. É uma gestão que tem recuperado o caráter público da cidade”, frisou Antônio Barbosa.

Ele disse que assume a pasta com muita vontade de trabalhar e ajudar o governo a implementar suas ações. “Que a gente possa avançar nas políticas públicas que estão sendo implantadas aqui, que nós possamos dar outros saltos para que João Pessoa, efetivamente, se torne uma grande referência, não apenas no Estado, que ela já é, mas em todo o País, com políticas públicas que trazem dignidade, desenvolvimento, com inclusão social e digital. E uma prova é o que este governo vem fazendo em termos de política de habitação popular”, ressaltou. A participação de Antônio Barbosa no Governo Municipal atende uma indicação do PT de João Pessoa e tem o apoio majoritário das forças do partido.

A solenidade, ocorrida no final da manhã no auditório do Paço Municipal, foi prestigiada por autoridades, políticos, operadores do direito, como desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba (OAB-PB), dirigentes partidários, representantes dos movimentos sindicais, organizações não governamentais, amigos e familiares do novo secretário, que assume a vaga antes ocupada pelo advogado Jorge Camilo, que deixou a pasta para disputar uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa nas eleições de outubro próximo.

Quem é – Antônio Barbosa Filho, 48 anos, advogado, é conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB/PB), militante dos movimentos sociais há duas décadas e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado. Nesse tempo em que milita nos movimentos sociais participou ativamente da consolidação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Como bacharel em Direito, teve inicialmente o seu trabalho voltado para os camponeses, onde atuou como um dos advogados no caso Margarida Maria Alves, a líder sindical da região do Brejo Paraibano assassinada em Alagoa Grande.

Na mesma época, assessorou trabalhos realizados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores na Agricultura e nos movimentos em defesa dos direitos humanos. Nos últimos anos dedicou-se efetivamente à defesa dos direitos dos trabalhadores urbanos, em particular os servidores públicos federais. Antônio Barbosa Filho é casado com a educadora Socorro Borges e pai de quatro filhos, João Pedro, Raoni, Iara e Roana Borges Barbosa.