Antônio Barros e Cecéu agitam noite de São João no Ponto de Cem Réis

Por - em 76

Mesmo debaixo de chuva, o público não arredou o pé do Ponto de Cem Réis na terceira noite do ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’, nesse domingo (24), que teve como principal atração a dupla Antônio Barros e Cecéu. Também movimentaram os festejos juninos o grupo Ripa na Chulipa no palco principal, além do cantor Alexandre Pé de Serra e os emboladores Zezinho e Carlos Batista no palco da cultura popular. Na Praça Dom Adauto, a noite foi animada pela apresentação das quatro quadrilhas campeãs do grupo B do ‘XVI Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana’.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e este ano homenageia Luiz Gonzaga e Marinês. O ‘São de João Pessoa – O Melhor da Gente’ se estende até o próximo dia 29, sempre a partir das 18h.

A banda Ripa na Chulipa foi a primeira atração do palco principal na noite de São João da festa junina da Capital. O grupo subiu ao palco às 21h e levantou o público ao som de muito forró, xote e baião com músicas como “Danado de Bom” (Luiz Gonzaga e João Silva); “Saudade de Forró de Gonzagão”, “Se não fosse o Forró” e “Baião de Três” (Adilson Medeiros); e Neném Mulher (Pinto do Acordeón).

A última e mais aguardada apresentação do palco principal foi a dupla Antônio Barros e Cecéu, considerada um dos maiores ícones da música nordestina. A dupla, que tem mais de 150 gravações, selecionou alguns de seus maiores sucessos em um repertório com 40 músicas para alegrar o público no Ponto de Cem Réis, abrindo o show com a canção “Óia Eu Aqui de Novo”. 

A animação da noite foi muito grande e nem a chuva que caiu no início do show fez o público parar de dançar ao som de músicas como “Bate Coração”, “Amor com Café”, “Forró nº1”, entre outras. Cecéu destacou a importância de participar da programação do evento. “É muito gratificante fazer parte desta festa maravilhosa que é o São João da Capital, trazendo um forró tradicional. Não precisa viajar para o interior porque aqui nós também temos boa música. Eu adoro fazer São João em João Pessoa”, disse a cantora, que divide os palcos com o marido há mais de 40 anos.

Cultura Popular – Antes das atrações no palco principal, o público teve a oportunidade de conferir a programação no palco da cultura popular, que iniciou às 18h, com a apresentação da dupla de emboladores Zezinho e Carlos Batista, reunindo adultos e crianças. “É a primeira vez que venho ao São João de João Pessoa e vim justamente por causa das atrações de cultura popular”, disse a professora de Educação Física, Adriana Carla Gomes, que levou a filha de três anos até o Ponto Cem Réis.       

Às 19h30, foi a vez do cantor Alexandre Pé de Serra subir ao palco da cultura popular e colocar os pessoenses para dançar com sucessos do forró e músicas próprias como “Tudo Pra Te Dar”, primeira de seu repertório da noite. “É um prazer estar cantando no São João da minha cidade”, declarou o artista antes de começar a cantar.

Festa para a Família – A educadora Neusa Maria da Silva foi apenas uma das várias pessoas que levaram toda a família para conferir a festa junina da Capital paraibana. “Sou de Cubatí e moro em João Pessoa há oito anos, mas essa foi a primeira vez que vim e gostei muito. É uma festa muito animada e vale a pena sair de casa com a família”, contou.

Apresentadores – Uma atração à parte da festa é a dupla de apresentadores Marinezinha (interpretada pela atriz Suzy Lopes) e Luizinho (Alessandro Tche), fazendo referência aos homenageados Marinês e Luís Gonzaga. Os dois animarão o público durante todas as noites da festa. Neste domingo (24), Marinezinha apresentou Luizinho como seu noivo e garantiu que deve se casar até o último dia dos festejos juninos.

Rádio Lua – A dupla é responsável ainda pela locução da “Rádio Lua – 90.5 Mhz”, em referência a Gonzagão, também chamado de Velho Lua. A rádio, que começou a funcionar na noite deste domingo, acompanha toda a programação do “São João de João Pessoa – O Melhor da Gente” durante os intervalos dos shows.

Quadrilhas – Enquanto os shows de forró balançavam o público no Ponto de Cem Réis, as quadrilhas animavam as pessoas que se reuniram na Praça Dom Adauto. Nesse domingo, as quatro primeiras colocadas do grupo B do “XVI Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana” se apresentaram mais uma vez. “Essas quatro quadrilhas passarão a integrar o grupo A no próximo ano”, explicou o presidente da Federação Paraibana das Quadrilhas Juninas, Edson Pessoa.

A primeira a se apresentar foi a quarta colocada Explode Coração (do Colinas do Sul), seguida da terceira colocada Arco Verde (Cidade Verde/ Bairro das Indústrias), Paraíba (Roger) e, finalmente, a primeira colocada Flor de Lírio (Funcionários IV). “É o terceiro ano que participo do concurso e pra mim é muito gratificante ficar entre os primeiros colocados deste ano”, disse Manuel Costa, um dos integrantes da Quadrilha Paraíba.