Aplicativo gratuito ‘Elas’ já está disponível e pode ser baixado pela internet

Por Katiana Ramos - em 984

As mulheres que se encontram em situação de violência ganharam mais um aliado para buscar ajuda. A instalação do aplicativo ‘Elas’, disponível na Playstore e lançado nessa terça-feira (23) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), tem instalação gratuita e funciona via mensagem de texto (SMS).

Para baixar o aplicativo e cadastrar até cinco contatos, que podem ser de amigos ou parentes, é preciso estar com o celular conectado a uma rede de internet móvel (pacote de dados) ou wi-fi e com créditos ou pacotes de bônus para enviar as mensagens de texto. Veja o passo a passo:

  1. Após baixar o aplicativo Elas, clique em ‘Avançar’ para inserir sua identificação. Informe seu nome ou identificação que será enviado para as pessoas de sua confiança.
  2. Na página seguinte, coloque seu nome, data de nascimento, sexo (homem ou mulher) e leia os termos de uso. Após isso, clique em ‘Avançar’.
  3. Na nova página, preencha o nome e telefone dos contatos que irão receber a mensagem. Você pode cadastrar até cinco contatos. Para ir adicionando os nomes e números telefônicos, clique em ‘adicionar novo’. Para excluir algum contato e trocar por outro, basta clicar no ícone da lixeira que aparece na lateral direita da página. Completada a lista, clique em concluir.
  4. Na sequência, aparecerá uma mensagem na tela do celular perguntando se o usuário autoriza o aplicativo a enviar SMS para os contatos cadastrados. Clique em ‘Permitir’ para que os serviços do aplicativo sejam executados.
  5. Em seguida, outra aparecerá outra mensagem perguntando se o usuário permite que o Elas acesse a localização do celular em uso. Para isso, é necessário que o GPS do aparelho esteja ativado. Clique novamente em ‘Permitir’ para completar a ação e usar o aplicativo sempre que estiver em situação de perigo.