Apresentado projeto do novo Mercado de Peixe de Tambaú

Por - em 35

O projeto para construção do novo Mercado de Peixe de Tambaú foi apresentado pela equipe gerenciadora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e aprovado pelos comerciantes dos 11 boxes que existem no local. O prédio será relocado para lateral do Hotel Tambaú, ficando perpendicular à vista para mar.

Cada box medirá em torno de 34 metros quadrados e será adequado para comercialização, armazenamento e para o manuseio da mercadoria, atendendo as exigências de controle da Vigilância Sanitária. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (13), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria.

A novidade é a implantação de um sistema de refrigeração exclusiva para a compactação dos resíduos sólidos (lixo). A medida irá acabar com o mal cheiro produzido pela fermentação dos restos dos pescados e frutos do mar que são jogados no lixo de forma desapropriada. Nos boxes também serão construídos banheiros de serviços individuais. Em cada espaço, terão armários para o armazenamento de todo material de limpeza e para as ferramentas de trabalho. As bancadas serão de inox, onde haverá uma abertura em forma de cone para o despejo imediato dos restos da mercadoria em sacos plásticos.

O equipamento faz parte do cenário urbano da orla de João Pessoa há mais de 80 anos. O arquiteto responsável pelo projeto do Mercado de Peixe, Amaro Nunes de Castro, ressaltou a importância do resgate histórico e do caráter público daquela área. “As adequações não podiam mais esperar. A medida que a cidade avançou, o mercado permaneceu do mesmo jeito. O equipamento faz parte do cenário urbano e não poderia ser abandonado”, concluiu.