Arborização nas Escolas relata experiências na Estação Ciência

Por - em 62

Educar, conscientizar e contribuir para uma João Pessoa mais verde. Com esses objetivos, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) realiza o relato da experiência piloto do Programa Arborização nas Escolas. O evento acontece nesta terça-feira (9), a partir das 9h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Estarão participando da atividade mais de 200 pessoas, entre gestores escolares, professores e alunos. Esses participantes estarão representando as 70 escolas da rede municipal de ensino que irão se integrar ainda neste mês ao Arborização nas Escolas.

O Programa teve início em abril deste ano no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) João Tota, no Bairro dos Ipês. Como projeto-piloto foram plantadas 20 mudas de diferentes espécies, entre árvores frutíferas e nativas, que já começam a mostrar seus frutos e suas belezas, incentivando a continuidade da atividade.

Programação – O êxito da primeira experiência do programa será relatado durante o encontro, com a apresentação do Crei João Tota. Ainda na programação, a coordenadora de Educação Ambiental da Sedec, Maria Auxiliadora Clemente, estará proferindo uma palestra sobre a temática do meio ambiente no dia-a-dia escolar. Em seguida, haverá a palestra sobre ‘Arborização’ com Anderson Fontes e Leonardo Torreão de Medeiros. Os participantes ainda assistirão a palestra ‘Plantas Frutíferas’, proferida por Clóvis Coelho da Silva e Glória de Lourdes Vieira Lemos.

No encerramento do relato da experiência piloto, haverá um coffe break e, em seguida, cada participante receberá uma muda de diferentes espécies, iniciando a partir daí o processo de conscientização de todos os agentes que servirão como elo em cada escola.

A partir da segunda quinzena deste mês, os técnicos da Sedec estarão dando inicio as visitas nas escolas municipais. Cada unidade terá um dia destinado ao plantio de cerca de 20 mudas, o qual irá mobilizar toda a comunidade escolar em torna da temática da arborização.

Objetivo – O Programa tem como objetivo aproveitar os espaços livres que existem em várias unidades escolares da rede municipal e plantar diversas espécies de plantas frutíferas e nativas. Além de contribuir para um ambiente mais verde, essa atividade se integra ao programa de alimentação escolar da Sedec, que por meio da utilização de alimentos plantados na própria escola complementa a merenda escolar de uma forma balanceada e ensina os alunos a plantarem e colherem seus próprios alimentos.

O Arborização nas Escolas é uma iniciativa da Secretária de Educação e Cultura (Sedec) e a Empresa Comercial Gerdal (Distribuição de Produtos Siderúrgicos), contando ainda com a participação da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Semam) e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa).