Ariano Suassuna é tema de Festival promovido pelas escolas municipais

Por - em 88

A Prefeitura de João Pessoa promove nesta quinta-feira, primeiro de novembro, o ‘I Festival de Arte das Escolas Municipais de João Pessoa’, evento que está sendo organizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A abertura do Festival acontece das 15h, na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, e se estenderá até às 22h.. Música, teatro, literatura, dança, cinema e artes visuais são alguns dos atrativos do evento, que reunirá os resultados dos trabalhos em arte-educação realizados durante todo o ano nas escolas municipais da Capital.

Essa primeira edição do Festival traz como tema ‘Universos de Ariano Suassuna’ e envolverá mais de 15 escolas e 600 alunos participantes, coordenados por 130 professores de todas as disciplinas da rede municipal de ensino. Os trabalhos que serão apresentados durante o Festival de Arte fazem parte das atividades do ‘Ano Cultural Ariano Suassuna’. Depois de muito estudo, pesquisa e trabalho coletivo nas próprias escolas, chegou a vez do público de João Pessoa conhecer o resultado deste esforço.

“O Festival de Arte veio como forma de reunir as atividades artísticas realizadas durante todo o “Ano Ariano. Essas atividades possibilitaram a real interdisciplinaridade dentro das escolas, tendo como objeto central a arte Armorial, proposta pelo próprio Ariano” comentou Rosires Andrade, coordenadora do ‘Ano Suassuna’.

Atrações
– O Festival tem início às 15h com a apresentação do Grupo Viva Música, da Escola Fenêlon Câmara. A programação segue com ‘Música eletrônica com tema Armorial’, da Escola Dumerval Trigueiro e o ‘Rap Armorial’, da Escola Luiz Vaz de Camões. As atividades teatrais trarão os espetáculos ‘Canudos’, da Escola Padre Pedro Serrão; ‘Meu cotidiano e o do Ariano’, da Escola Antônia do Socorro; ‘O casamento de Severino’, da Escola José Américo de Almeida e o ‘Auto da Compadecida’, da Escola Luiz Vaz de Camões.

A literatura de cordel também fará parte do Festival. Na programação estão os recitais: ‘Literatura de Cordel’, da Escola Américo Falcão; ‘Canção baseada nos poemas de Ariano, da Escola Antônio dos Santos Coelho; ‘Recital de Cordel’, da Escola Ana Cristina; ‘Releituras de Obras de Ariano Suassuna’, da Escola José Américo de Almeida e, encerrando as apresentações, ‘Cordel do Bumba Meu Boi’, da Escola Padre Pedro Serrão.

As atividades de dança serão apresentadas pelas escolas Antônio dos Santos Coelho, com o espetáculo ‘Dança na obra de Ariano’; Escola Índio Piragibe, com o ‘Palmas para Ariano’; Escola Virginius da Gama e Melo, com a apresentação ‘Estudando Ariano’ e a Escola Durmeval Trigueiro Mendes, que apresentará 13 crianças dançando o tradicional Cavalo Marinho.

Dentro da programação do Festival de Artes haverá ainda a ‘Exposições de Artes Visuais’, onde serão mostrados desenhos, pinturas, gravuras, fotografias e objetos que fazem referência à obra e à vida do escritor Ariano Suassuna. Os trabalhos foram realizados pelas Escolas José Américo de Almeida, Américo Falcão, Lions Tambaú, Luiz Mendes Pontes, Padre Pedro Serrão, Antonios dos Santos Coelho, Arnaldo de Barros, Ubirajara Pinto e Virginius da Gama e Melo.