Arquiteto da Capital vence concurso para reordenar a paisagem da Bica

Por - em 37

O arquiteto pessoense Marcos Aurélio Pereira Santana foi o primeiro colocado no Concurso Público Nacional de Idéias, que vai subsidiar um plano de reordenamento arquitetônico, urbanístico e paisagístico do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). O segundo lugar ficou com o também arquiteto André Luiz Carvalho Cardoso, do Rio de Janeiro (RJ). Não houve terceiro lugar nem menção honrosa.

O resultado final da seleção foi anunciado no início da noite desta segunda-feira (24) pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), em solenidade na sala de reuniões do Paço Municipal, Centro de João Pessoa, presentes também à cerimônia os secretários do Meio Ambiente (Seman), Antônio Augusto de Almeida; de turismo (Setur), Elzário Júnior, e da presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Paraíba (IAB-PB), Cristina Evelise.

De acordo com o secretário da Seman, se inscreveram nove equipes, mas apenas seis apresentaram as pré-propostas de projetos. Desse número, duas delas foram desclassificadas por não estarem com a documentação completa conforme determinação do edital do concurso. Apenas as quatro propostas restantes concorreram à premiação.

A coordenação do concurso foi integrada pelo professor Edson Leite Ribeiro (representante da Universidade Federal da Paraíba-UFPB) e pela arquiteta urbanista Susana Matias Acioli de Lima (do quadro técnico da PMJP). A comissão julgadora – formada pela arquiteta Márcia Nogueira Batista (IAB-RJ), membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas; Bárbara Irena Wasinski Prado (IAB-Maranhão e IAB nacional); Amaro Muniz Castro (IAB-PB); Marco Antônio Faria Coutinho (Secretaria de Planejamento); e o zootecnista Luiz Antônio da Silva Pires (Associação Brasileira de Jardins e Zoológicos) – se reuniu entre os dias 17 e 19 deste mês para análise dos projetos habilitados.

De acordo com o edital, o vencedor poderá ser contratado, no todo ou em parte, pela Prefeitura de João Pessoa para desenvolvimento do projeto. O primeiro lugar receberá 18 mil reais e o segundo R$ 9 mil. O Concurso Público Nacional de Idéias recebeu as propostas no período de 7 a 12 de março deste ano.