Arquivo Central é memória viva da história da PMJP

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A atual gestão municipal mantém um trabalho de recuperação, resgate e valorização históricos dos documentos que se encontram listados no Arquivo Central da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A Divisão de Documentação e Arquivo, ligada diretamente à Secretaria de Administração (Sead), é aberta ao público em geral, sendo utilizada como fonte de pesquisa de documentos permanentes que resguardam a memória viva da instituição.

Apesar de conter o principal acervo da cidade de João Pessoa, o Arquivo Central da PMJP só recebeu um tratamento especializado a partir da administração do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e atualmente está totalmente informatizado no que diz respeito às pastas funcionais de ex-servidores, facilitando a organização e a pesquisa. Além disso, os funcionários manuseiam os materiais munidos de luvas, batas e óculos especiais com lentes diferenciadas, o que garante a integridade física dos servidores e a conservação dos papéis.

No Arquivo estão documentos de todas as secretarias e órgãos ligados à PMJP, que são os arquivos correntes, intermediários e permanentes (esses últimos com acesso irrestrito). Estão à disposição, processos da área de construção da Capital de 1972 a 2007; contratos de convênios de 1971 a 1973; contracheques de 1986 a 2006; os livros diaristas de 1924 a 1978; fichas financeiras de contratos desde 1960 até 1973, além de mapas, plantas de ruas e edificações, entre outros.

A chefe da Divisão de Documentação e Arquivo, Aurora Maia, explicou que a função principal do órgão é garantir a acessibilidade, integridade e o sigilo que preserva o valor administrativo, legal, fiscal e histórico da cidade de João Pessoa. “Sem a transparência e o apoio do prefeito Ricardo Coutinho, o Arquivo ainda permaneceria esquecido por todos, sem ter o cuidado e o respeito merecidos”, avaliou.

As pessoas que desejarem pesquisar no Arquivo Central devem enviar ofício contendo a solicitação para Sead, explicando os tipos de documentos que necessitam. Em seguida, a Sead encaminha o pedido para a Divisão, que fará a separação do material e a liberação irrestrita do seu manuseio. O Arquivo fica no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, e funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h. Para mais informações, contatar o telefone 3218-9035.