Arraiá da Estação Cabo Branco começa nesta terça e vai até 28 de junho

Por - em 30

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes elaborou, neste mês de junho, uma vasta programação para comemorar as festas juninas, uma das mais populares do Nordeste. Trata-se do projeto ‘Arraiá da Estação’ que será aberto nesta terça-feira (07), às 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante, e segue até 28 de junho. A entrada é aberta ao público.

Durante esse mês, o visitante vai encontrar uma programação com exposições, música, danças populares, vídeos, oficinas, sarau de poesia e outras atividades educativas, artísticas e culturais. “Abrimos a programação especial de São João proporcionando a comunidade atividades para todos os públicos, e o melhor, de forma gratuita”, disse a diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes.

 

Programação – No primeiro dia do evento, terça-feira, será aberta a ‘Mostra Festejos Juninos – Sonho e Alegria do Povo Nordestino’, no segundo pavimento da Torre Mirante. O evento conta ainda com a animação do grupo tal de Xote.

 

No espaço, o visitante vai se sentir como se estivesse numa casa do sertão, onde foram projetados vários ambientes que retratam a vida e a cultura do povo nordestino (haverá um ambiente colonial, um quarto, escritório e uma sala). Compondo ainda o cenário, pode ser vistos xilogravuras e cordéis de José da Costa Leite.

 

A mostra, que está na sua segunda edição, apresenta um retrato das regiões do semi-árido e cariri nordestino, através de duas exposições. A primeira intitulada ‘Museu do Semi-Árido – Viver e Compreender’ traz o mobiliário e objetos utilizados pelo homem do campo e móveis de época do acervo particular do professor Daniel Duarte, organizador do Museu do Semi-Árido (MISA). Uma parte deste mobiliário compôs a cenografia do filme ‘A Pedra do Reino’.

 

A segunda é uma exposição de fotografias que tem como título: ‘Revelando as Belezas do Cariri’. São cerca de 70 imagens de uma expedição, realizada em 2010, fruto de um concurso fotográfico promovido pelo MISA, além de fotografias da coleção particular do professor e fotógrafo Arion Farias.

 

“Além das mostras teremos vídeos com reprodução sobre repentes e cultura popular”, afirmou a vice-diretora e curadora da Estação Cabo Branco, Lúcia França.

 

Outra atividade que será aberta é a ‘Mostra Mulheres Artesãs’, uma ação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa (SPPM). A ação é fruto da Feira Mulheres Empreendedoras em Movimento, criada em 2005 pelo órgão, com o objetivo de incentivar e fortalecer a autonomia das mulheres que se encontram em situação de risco social. Na Mostra, o visitante vai encontrar trabalhos de crochê, bordados, reciclados e fuxico, que serão vendidos a preço populares.

 

“A maioria das artesãs que estão expondo participaram do Projeto Raízes da Arte, que capacitou cerca de 50 mulheres, agregando com isso valor ao produto artesanal. A iniciativa também valorizou ícones da identidade cultural e histórica da cidade de João Pessoa”, ressaltou Lúcia Silva, coordenadora da área de trabalho e enfrentamento a pobreza.

 

No sábado (11 de junho), a partir das 17h30, tem início às apresentações das quadrilhas e trios de forró, no anfiteatro da Estação Cabo Branco. A entrada também é aberta ao público. Já na sala de audiovisual, será exibido o filme do projeto Estacine ‘Casamento de Romeu e Julieta’, às 18h30. Já no domingo (12), se apresenta a banda Cabaçal, no anfiteatro.

 

Confira abaixo a programação completa do Arraiá da Estação:

 

 

Data Atividades
   
   
07/06/11
  • Projeto “Terça Tem!” com o grupo Jazzera.

Local: Auditório, às 19h

07/06/11
  • Abertura do projeto Arraiá da Estação com a apresentação do grupo Tal de Xote, às 19h e abertura da exposição Festejos Juninos e Mostra de Mulheres Artesãs. Local: 2º andar da torre
11/ 06

 

  • Apresentação de Quadrilha Junina

Local: Anfiteatro, às 17h30

11/ 06
  • Olimpíada Brasileira de Robótica, das 9h às 18h
11 e 12/06 Projeto Estacine com o Filme Casamento de Romeu e Julieta. Local: Sala de Audiovisual, às 18h30
12/06
  • Projeto Venha Ver a Lua, às 18h30
12/06

 

  • Apresentação de Banda Cabaçal

Local: Anfiteatro, às 17h30

14 e 15/06
  • Projeto Música em Performance – Parceria da ECARTES/DEMUS-UFPB

Local: Todos os espaços da Ecartes, de 9h às 21h

14/ 09
  • Apresentação de Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus

Local: 2º andar da torre, às 19h

15/ 06
  • Projeto Estação Poética com o tema “Cantos e Encantos de Acauã”, tendo como convidado o cantador e poeta Pedro Soares

Local: Salão Panorâmico, às 19h

16/ 06
  • Projeto Estação França com a Exibição do Filme “Boxes”. Local: Auditório, às 19h
19 e 19/ 06
  • Projeto Estacine com o Filme Sonho de Inacim

Local: Sala de Audiovisual, às 18h30

18/ 06

 

  • Apresentação de Banda de Pífanos

Local: Anfiteatro, às 17h30

19/ 06

 

  • Apresentação de Cultura Popular (Teatro de Babau

Local: Anfiteatro), às 17h30

25 e 26/ 06 Projeto Estacine com o Filme Árido Movie. Local: Sala de Audiovisual, às 18h30
25/ 06

 

  • Apresentação de  Bebé de Natércio – Tel: 8827.7340

Local: Anfiteatro, às 17h30

26/ 06

 

  • Apresentação de Quadrilha Junina

Local: Anfiteatro, às 17h30