Arraiá da Inclusão é promovido pela PMJP nesta quinta

Por - em 47

Ao som do tradicional forró nordestino e comidas típicas do período junino, os programas sociais ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizam durante todo este mês suas festas de São João. O arrasta-pé começa nesta quinta-feira (16) com a realização do ‘6º Arraiá da Inclusão’, promovido pelo Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD). O evento acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 14h, no Ginásio do Colégio João Paulo II, ‘O Paulinão’, localizado na Ladeira de São Francisco, 363, no Centro Histórico.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, as comemorações fazem parte do processo natural de acolhimento de todos os segmentos com os quais a Sedes trabalha cotidianamente. “Não se trata apenas de mais uma comemoração junina. Trabalhamos também, neste momento, com a possibilidade de traduzir em nossos menores gestos a certeza de estarmos caminhando para a solidificação de políticas públicas que tenham o fator humano como o principal vetor nos processos de inclusão”, afirmou o secretário.

Cerca de 200 pessoas, entre beneficiados pelos programas e seus familiares, devem participar do evento. Estão programadas apresentações da quadrilha formada pelos próprios usuários da unidade, com o casamento matuto; coco de roda; e Trio Raízes Nordestinas.

Programação – Ainda nesta quinta-feira, a partir das 14h, serão realizadas as festas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Ilha do Bispo (localizado na Travessa Lopo Garro, s/n); Cruz das Armas (Rua João Gomes Coelho, s/n); e São José (Travessa São Gonçalo, nº 15, Chatuba). Os eventos são abertos para a participação da comunidade e além das apresentações artístico-culturais, terá também feira de artesanato e culinária.

A programação do São João dos Cras continua na sexta-feira (17), no mesmo horário, com as festas do Cras do Valentina (Rua Francisco B. Sobrinho, s/n) e de Mandacaru (Rua Alfredo de Ataíde, s/n).

São João dos Idosos – O ‘6º São João Integração’, promovido pelo Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi), acontece na próxima segunda-feira (20), a partir das 14h, no Serviço Social do Comércio (Sesc). A expectativa é que pelo menos 1.500 idosos participem da festa que terá apresentações das quadrilhas dos Grupos de Idosos e do Sesc, além do Grupo de Idosos Arco Íris, de Mangabeira.

Projovem Adolescente – O segundo ano do São João do Projovem Adolescente será comemorado em dois dias, na segunda (20) e terça-feiras (21). A festa começa a partir das 9h, na Associação dos Filhos de Itaporanga (Asfita), situada à rua Waldemir Braga, nº 20, paralela ao Retão de Manaíra.

 

A expectativa é de que pelo menos 530 jovens atendidos pelo programa participem do evento. Estão previstas apresentações de quadrilhas juninas, brincadeiras, danças e comidas típicas, forró pé de serra, além de muita animação.

Unidades de Acolhimento – Os meninos e meninas das Casas de Acolhida, Casa de Passagem e Abrigos também fazem sua comemoração, no dia 22 (quarta-feira). A comemoração começa a partir das 15h, no Centro de Formação Margarida Pereira, localizado na Rua Cizenando Costa, 57, Róger – ao lado da Bica.

Os núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), os Centros de Referência de Cidadania (CRCs), Restaurante Popular, Cozinhas Comunitárias, também farão suas festas de São João nas próprias unidades, espalhadas pelos bairros.