Arraiá de Economia Criativa promove capacitação gastronômica para mulheres

Por Andrezza Carla e Adriana Crisanto - em 419

A Cozinha Escola Jardim Veneza realiza uma capacitação gastronômica para mulheres, nesta quarta-feira (5), dentro da programação do Arraiá de Economia Criativa e do IV Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf). Na ocasião, 20 mulheres que são cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e na Cecaf serão capacitadas comercializar comidas típicas durante o evento, que acontece de 20 a 23 de junho.

A oficina é uma iniciativa do Programa João Pessoa Cidade Criativa, em parceria com o curso de Gastronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e vai acontecer nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 18h). O objetivo é qualificar as mulheres que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, para aprender a produzir comidas a base de milho e macaxeira, e comercializar no período junino, fomentando emprego, renda e desenvolvendo a economia local.

A capacitação será ministrada pelas chefes de cozinha Erica Almeida, Luana Danieli e Gorette Queiroz, conduzidas pelas professoras de Gastronomia, Ingrid Dantas, do departamento de Gastronomia da UFPB. Erica Almeida e Luana Danielli são gastrônomas pela UFPB e pós-graduandas em Confeitaria e Panificação pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), com larga experiência no segmento de pastelaria e confeitaria.

Erica Almeida atua hoje no segmento da gastronomia hospitalar. Luana Danieli é coordenadora-adjunta da ação de extensão “Vamos aprender com o chef”, tendo ministrado várias oficinas para a população em situação de risco social. Gorette Queiroz também é formada em gastronomia pela UFPB com experiência avançada em cozinha quente e panificação, com estágio em várias empresas de alimentos da Capital. A professora Ingrid Dantas, além de coordenadora do curso de Gastronomia da UFPB e coordenadora geral do projeto de extensão “Vamos Aprender com o Chef”, é proprietária do ateliê de doces.

 Arraiá de Economia Criativa – O evento vai acontecer na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada no bairro José Américo, no período de 20 a 23 de junho. Integram a programação, além de oficinas gratuitas abertas a população, uma série de apresentações culturais, shows gastronômicos e o IV Festival do Milho da Cecaf. Durante o festival, será possível encontrar milho comercializado a preços mais acessíveis. Os produtos são comercializados pelos agricultores familiares cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Lembrando que a Cecaf está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112.

 Serviço:

Oficina de capacitação gastronômica para mulheres

Ministrantes: Ingrid Dantas, Erica Almeida, Luana Danieli e Gorette Queiroz

Data: Quarta-feira (5)

Local: Cozinha Escola Jardim Veneza

Horário: Manhã (8h/12h) e Tarde (14h/18h)