Arrecadação do ISS é destaque em encontro nacional na Capital

Por - em 25

A capital paraibana sedia até esta sexta-feira (18), a 4ª Assembléia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), que acontece no Verde Green Hotel, em Manaíra. A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira (17) e contou com a participação do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

Durante a solenidade de abertura do evento, o prefeito saudou os secretários e falou dos desafios que as cidades brasileiras hoje enfrentam para manter as receitas próprias em equilíbrio, e ainda cumprir as determinações quanto à municipalização de serviços, como educação e saúde. “Apesar das dificuldades, nós conseguimos dar um salto enorme; mais que duplicamos em quatro anos a receita própria do município, mas é fundamental entender que precisamos avançar ainda mais e fazer crescer nossa receita”, disse ele.

O secretário da receita, Nailton Ramalho, lembrou que João Pessoa foi escolhida para sediar essa quarta edição do evento por ter se destacado recentemente na arrecadação do ISS. “O encontro é importante por permitir uma troca de experiências entre secretários e João Pessoa foi a capital que mais arrecadou em termos percentuais do ISS”, disse ele.

“Isso foi possível pela política adotada pelo governo municipal, de fiscalização, de capacitação e até pelo próprio desempenho das equipes de trabalho”, completou também a secretária das Finanças Livânia Farias.
Ricardo Coutinho ainda elogiou e agradeceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes que atuam nas secretarias da Receita Municipal e Finanças de João Pessoa, lembrando que isso também teria contribuído para os bons resultados nas finanças da capital. “A qualidade técnica dessa equipe tem sido fundamental para isso”, completou o prefeito.

O vice-prefeito, Luciano Agra, também destacou os bons resultados na atual gestão municipal quanto ao equilíbrio das finanças. “Isso revela o esforço e o zelo permanente da atual administração desde o seu primeiro mandato, que continua seguindo alguns princípios, abominando práticas antigas como subsídios e renúncias fiscais”, reforçou Luciano Agra.

Destaque – Durante o encontro, o presidente da Abrasf, Luiz Eduardo Sebastiani, também reforçou a importância dessa quarta edição de reunião da associação acontecer na capital paraibana. “Teremos a oportunidade de conhecer os mecanismos que contribuíram para João Pessoa atingir recentemente taxas muito significativas e expressivas em suas finanças municipais”, disse ele.

Programação – A 4ª Assembléia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Finanças das Capitais continua nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, com palestra do consultor da Asbraf, Mário César Martins de Camargo, falando sobre os conflitos entre as arrecadações do ISS e ICMS. Pela manhã, ainda está prevista uma reunião do Conselho Geral da associação de grupos de trabalho do Simples, e por fim, uma avaliação geral feita pelos participantes.