Arte circense invade a praça Dom Adauto, no Centro

Por - em 25

Os amantes das artes cênicas e circenses podem conferir, a partir desta quarta-feira (3) até domingo (7), o ‘II Encontro de Circo-Teatro Lua Crescente’ e o ‘V Festival Paraibano de Palhaços’, com oficinas e apresentações de peças teatrais e palhaços. O evento é promovido pelo Centro Cultural Piollin e a Companhia de Teatro Lua Crescente, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

A abertura do evento será nesta quarta-feira, às 20h, com o espetáculo ‘Tchesco, o Sensacional’, de Tchesco Vilares, do Rio de Janeiro. As oficinas acontecem na Escola Piollin e no Casarão 34, já as apresentações ocorrem numa lona de circo montada na Praça Dom Adauto, no Centro da Capital.

Espetáculos – As apresentações acontecem sempre a partir das 20h. Na quinta-feira (4), será encenada a peça ‘Nos Caminhos do Circo’, da Companhia Circo Volante, de Minas Gerais, e Muvuca Circense, da Paraíba. Já na sexta-feira (5) é a vez de ‘O Pregoeiro’, de Marcio Libar, do Rio de Janeiro. No sábado (6) será apresentado ‘Quase Tudo por Dinheiro’, do grupo Tropa Trupe, do Rio Grande do Norte e ‘BR OO’, da Companhia Ser Circo, de Sergipe. Encerrando o evento, no domingo (7) será exibido ‘Número Circense’, com o grupo Aeromoças, do Rio de Janeiro, ‘Silencio Total’, com o ator Luiz Carlos Vasconcelos e show musical com a banda Cabruêra.

Oficinas – Nos últimos três dias do evento serão oferecidas as oficinas ‘Palhaço’, com Tchesco Villares, no Centro Cultural Piollin; ‘Gestão para Sustentabilidade’, com Williams Sant’ana, também no Piollin; ‘Aeroaulas – Técnicas de Tecido, Trapézio e Lira’, com o Grupo Aeromoças, na Lona da Praça Dom Adauto e ‘Gestão para Autonomia e Produção Cultural’, com Flávia Berton, do grupo Teatro de Anônimo, também na Praça Dom Adauto.

O II Encontro de Circo-Teatro Lua Crescente abre espaço à reflexão em torno da prática do fazer artístico circense/teatral que está sendo produzido no Brasil, especificamente na Paraíba. São oficinas, filmes, mesas redondas, fórum, show, performances de artistas da terra, cotejos pelas ruas da cidade, dramas circenses, lançamento de livro, espetáculos de rua, mostra de escolas de circo e encontro de palhaços.