Artesãs de JP recebem informações sobre projeto ‘Raízes da Arte’

Por - em 33

Cerca de 100 artesãs participaram na tarde esta quarta-feira (18), no auditório do Paço Municipal, da apresentação do Projeto ‘Raízes da Arte’. As mulheres participam das ações referenciadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM) e Empreender-JP, na produção de artesanato e geração de renda.

O projeto ‘Raízes da Artes’ é uma iniciativa do Grupo Gestão, apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, do Governo Federal, e vai promover qualificações profissionais com essas artesãs. O principal objetivo é modificar a realidade dos grupos de mulheres estabelecidos em comunidades de baixa renda e que tenham como atividade principal a produção de artesanato. O Projeto vai disponibilizar 150 vagas para qualificação de artesãs referenciadas nas ações da Prefeitura.

“Iremos formar quatro grupos de artesãs que produzam peças de moda e decoração. Iniciaremos proporcionando a elas cursos de qualificação, treinamentos e seminários sobre empreendedorismo, para posteriormente elas produzirem seus artesanatos, para exposição em catálogos promocionais, sites e feiras,” informou a coordenadora do Projeto, Antonieta Bezerra.

Grupos – Participaram da reunião desta quarta-feira, artesãs beneficiadas pelo Programa Empreender JP, do Grupo Fazendo Arte, e mulheres referenciadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra e Feira de Mulheres em Movimento. A coordenadora da Proteção Básica, da Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Waleska Ramalho, disse que este projeto ratifica a proposta da autonomia e geração de renda que a Prefeitura de João Pessoa vem implantando nos últimos anos com essas mulheres.

“Será mais uma oportunidade de renda para qualidade de vida e elevação da auto – estima dessas artesãs”, complementou Waleska Ramalho. A proposta do Projeto ‘Raízes da Arte’ é dar início aos cursos de capacitação no começo de 2010. “Todas as artesãs irão receber gratuitamente os cursos sobre empreendedorismo. Inclusive os materiais que serão utilizados por elas, também serão custeados pelo projeto”, informou Antonieta Ramalho.

Sobre o Projeto – O Projeto ‘Raízes da Arte ‘é realizado pelo Grupo Gestão, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Governo Federal, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Governo do Estado da Paraíba, Prefeituras municipais, Sebrae/PB e entidades de Classe de Artesãs. Já realizou outras versões do projeto em municípios paraibanos, gerando renda e autonomia às mulheres de comunidades de baixa renda. Maiores informações 3218-5628