Artigo sobre Célula de Criação é apresentado no Congresso Internacional

Por - em 141

1255203_555354101180451_2133659198_nMais um projeto desenvolvido pela Estação da Moda – Centro Vocacional Tecnológico da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) – será registrado nos anais de um importante congresso realizado no país. Dessa vez, quem atraiu os olhares da academia foi o projeto Célula de Criação, analisado em artigo acadêmico pela técnica em Produção de Moda e estudante de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luziane Lima.

O trabalho foi apresentado no Congresso Internacional de Negócios de Moda, que aconteceu de 24 a 28 de setembro, no Rio de Janeiro. A autora do artigo, que também é assistente de coordenação da Estação da Moda, conta que escolheu abordar a gestão dos recursos da Célula de Criação por ter participado da concepção e realização do projeto.

“Descobri durante o congresso que um projeto similar acontece em maior proporção e com grande êxito na Argentina. Também fiquei muito feliz com o feedback que tive dos profissionais da mesa, estudantes e empresários que estavam presentes. Isso mostra o potencial de expansão e contribuição do projeto”, ressaltou Luziane.

A Célula de Criação é um projeto voltado pra o exercício da criação. Os interessados formam grupos de até cinco componentes para desenvolver, no período de 30 dias, uma coleção de moda inspirada em pontos turísticos da cidade de João Pessoa. O material utilizado na elaboração da coleção é disponibilizado pela Estação da Moda e as peças confeccionadas passam a integrar o acervo do órgão, ficando à disposição do grupo mediante solicitação.

A autora do artigo destaca que a Célula apresenta peculiaridades em relação a gestão de recursos, sustentabilidade e incentivo as potencialidades artísticas, culturais e produtivas locais, incluindo a geração de emprego e renda. “Os integrantes da Célula trabalham, sobretudo, a criatividade. Para criar as coleções, eles recebem tecidos bases – como malha e piquet – e  partem para a utilização de várias técnicas que resultam em novas texturas, cores e modelagens diferenciadas”, explica Luziane Lima.

A autora destaca, ainda, que o projeto Célula de Criação possui características empreendedoras, já que pode ser adotado por outras organizações públicas, gerando experiência para profissionais em início de carreira; ou ter a sua estrutura adaptada para pequenos negócios, cuja criação (ou peça piloto) servirá de base para aplicabilidade de futuras coleções.

Revista DaModa – No início de setembro, seis editoriais de moda produzidos e publicados pela revista eletrônica DaModa também foram analisados em artigo científico pela jornalista e professora de Comunicação Social Agda Aquino. O artigo foi apresentado no maior congresso de comunicação da América Latina, o Intercom, que aconteceu de 4 a 7 de setembro, em Manaus.

O trabalho observou como a publicação utiliza aspectos culturais e turísticos da Capital paraibana para fortalecer a identidade local do pessoensse. Os ensaios analisados pela jornalista são, em grande parte, coleções criadas por grupos do projeto Células de Criação.

Estação da Moda – A Estação da Moda fica localizada na Rua Rosário di Lorenzo, Varadouro, em frente à Estação Ferroviária da Capital. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-6160 ou e-mail estacaodamodapmjp@hotmail.com.