Artista plástico Di Souza lança livro comemorativo nesta sexta

Por - em 142

Para comemorar 33 anos de atividade, o artista plástico Di Souza lança nesta sexta-feira (18), às 19h30, no Salão Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, o livro “Di Souza – 33 Anos de Ofício”. No lançamento haverá performances artísticas e uma exposição com telas, desenhos e esculturas do artista.

O livro tem capa dura e 300 páginas, com 800 imagens de suas obras desde o início da trajetória artística. A edição de luxo é vertida para os idiomas francês e inglês e recebeu o apoio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Gráfica Moura Ramos e do Stúdio Gráfico Digital Tony Onofre.

A obra traz ainda a primeira tela de Di Souza, intitulada “A Marinha que eu gosto” de 1977, em óleo sobre tela, que hoje se encontra no Rio de Janeiro, além de depoimentos de vários artistas e pessoas ligadas à cultura da Paraíba.

“Para mim é um momento de coração”, disse Di Souza, natural de João Pessoa (PB) e que começou nas artes plásticas através de cursos de desenho, história da arte e pintura. São mais de três mil obras nestes 33 anos de carreira, que se encontram espalhadas por vários lugares do País e do mundo.

“A imaginação é de tal forma tão superior à razão, que tudo na natureza me atrai. A energia contida e secreta que há em cada átomo deste planeta, em todas as galáxias, nas esferas, losangos, estrelas e figuras geométricas, que apresento em minha arte futurista, acabam alcançando outros planos e fusionando-se com a abstração”, explicou.

Di Souza tem uma longa trajetória, que começou com sua primeira exposição, no hall da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1980, até sua última participação na mostra “Coletânea Paraibana” (2009). As obras de Di Souza apresentam uma perspectiva linear e uma escala de cores cromadas que dão beleza às suas telas, sem falar nos efeitos de profundidade e proporções de corpo.

“Quando quero, não faço vinculação entre as figuras e o fundo das minhas obras, às vezes este fundo é abstrato, outras vezes, simplesmente uma cor ou várias delas para comporem a paisagem universal, que abrigarão minhas esferas, objetos e geometrias. Entendendo a arte muito mais como uma manifestação da vida, do que alguma disciplina à parte”, comentou o artista.

SERVIÇO:

Lançamento: Di Souza – 33 Anos de Ofício

Dia: Sexta-feira (18)

Hora: 19h30

Local: Salão Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

CONTATO PARA IMPRENSA

Di Souza – www.disouza-art.com

E-mail: disouzaartes@hotmail.com

Fone: 9903.2768

Lúcia França – Curadora da Estação Cabo Branco

Fone: 8708.9445 – 9985.2725 – 8802.3255

E-mail: luciafranca1001@gmail.com