Artista visual César Meneghetti inicia mostra na Estação Cabo Branco

Por - em 74

“This Placements” é nome da mostra que o artista visual e cineasta César Meneghetti abre nesta quinta-feira (15), às 17h, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no altiplano, em João Pessoa (PB). A mostra tem entrada é aberta ao público e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 21h, sábados e domingos de 10h até às 21h.

A mostra This Placements marca a abertura do Ano Cultural Herbert Viana, que acontecerá no auditório da Estação Cabo Branco. This Placements recebeu o prêmio Funarte de Arte Contemporânea de 2011 e faz uma reflexão sobre a linguagem audiovisual em deslocamentos em quatro continentes. São projeções de imagens filmadas em diversas partes do mundo, a exemplo de Veneza, Recife, Niamey e Hanói. Os lugares se mesclam e transformam-se em lugares simbólicos. As imagens reais são reelaboradas digitalmente, são sobrepostas e se rarefazem até se tornar puro fluxo.

O trabalho foi mostrado em Recife e faz parte de uma ampla pesquisa que o artista realizou nos últimos anos, colocando em um eixo único, ângulo visual e objeto observado, sugestão e realidade, memória e presente, norte e sul do planeta prefigurando em simultaneidade absoluta a forma espaço e tempo, em espelho da globalização.

Antônio Arévalo, que escreve sobre a mostra, comentou que Meneghetti faz uma fusão pouco visível entre áreas geográficas, coloca em discussão conceitos pertinentes ao audiovisual, como a veracidade e a realidade produzindo uma operação de subversão à ordem do real, do pensamento e da linguagem-imagem, explicita ou implicitamente político.

César Meneghetti viveu muitos anos na Europa e está mostra marca sua volta ao Brasil. Além do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 ele inaugurou este ano mostras individuais em Roma (Itália) e Salvador (BA) e teve seu trabalho apresentado na 54ª Bienal de Veneza, no evento Biennale Sessions.

A característica fundamental da mídia arte é ser o instrumento que melhor consegue traduzir e interpretar a tensão invisível dentro do nosso contexto contemporânea, marcado por conflitos econômicos, étnicos e sociais. Ao fazer essa fusão entre pouco visível entre ocidente e oriente se coloca em discussão conceitos pertinentes ao audiovisual como a veracidade e a realidade, produzindo uma operação de subversão à ordem do real, em direção à regeneração da visão, à imagens puras. O trabalho de Meneghetti é uma espécie de crossmedia.

BATE PAPO COM OS ARTISTAS LOCAIS – Nesta sexta-feira (16), César Meneghetti irá bater um papo com os artistas locais, na sala de convenções da Estação Cabo Branco, a partir das 10h. O bate papo será sobre arte contemporânea e técnicas de comunicação visual, e todos os aspectos que envolvem as artes no Brasil e no exterior. Além de falar sobre suas experiências dentro e fora do país.

SOBRE CÉSAR MENEGHETTI – Nasceu São Paulo, em 1964. É formado em Comunicação Visual (FAAP/SP), Mixed Medias, na City of London Polytechnic, e diplomado no Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma. É também artista e filmaker. O seu trabalho está centrado em problemáticas sociais, migração e ao conceito de fronteiras sejam elas políticas, sociais ou individuais, baseado no confronto, na interação entre pessoas e culturas dos hemisférios Norte e Sul.

Para este fim ele usa frequentemente o meio cinematográfico, mas também o vídeo, a fotografia, a pintura e instalação. Através do dispositivo eletrônico/digital, e daqueles tradicionais ele costuma extrair e isolar fragmentos da realidade, para depois elaborá-los digitalmente, inserindo-os em um novo contexto, diverso do originário. Exibiu seu trabalho em mais de 39 países, participou a mais de 70 mostras e realizou cerca 60 filmes e vídeos: 2 longa metragens, 5 documentários, 53 curtas e vídeos experimentais. Nos últimos 20 anos ele tem recolhido muitos reconhecimentos no exterior, recebendo mais de 60 prêmios, bolsas e menções pelo seu trabalho. Ele vive e trabalha entre Roma e São Paulo.

SERVIÇO:

MOSTRA THIS PLACEMENTS

Expositor: CÉSAR MENEGHETTI

Abertura: Quinta-feira (15)

Hora: 17h

Local: Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.

Informações:

http://www.cesarmeneghetti.net/

http://thisplacements.blogspot.com

CONTATO PARA IMPRENSA:

Lúcia França – Vice-Diretora e Curadora

Fone: 3214.8270 – 3214.8303 – 8802.3255