Artistas paraibanos presentes à ‘Feira de Música’, que vai acontecer em Fortaleza

Por - em 49

Uma caravana formada por grupos e artistas paraibanos, selecionados para compor a coletânea do ‘Projeto Esquina Brasil’, estará presente na ‘Feira da Música-2007’, que acontece na cidade de Fortaleza (CE) desta quarta-feira (15) até o sábado (18). No evento será lançada a caixa contendo os quatro CDs do ‘Projeto Esquina Brasil’, com músicos dos estados da Paraíba, Rio grande do Norte e Ceará. A presença da caravana ao evento foi possível graças a uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A Feira – É um evento realizado pela Associação dos Produtores de Disco do Ceará (Prodisc), sendo a primeira feira de música independente do Brasil e buscando a construção de uma rede sólida e integrada, que objetiva organizar e desenvolver o mercado de música independente no País. Este ano, serão dezenas de apresentações abertas ao público em cinco espaços culturais de Fortaleza, uma verdadeira mistura de sons, ritmos e melodias da produção contemporânea, passando por coco, xote, samba, eletrônica, rock, MPB, maracatu, com acesso gratuito a todas as atividades do evento.

O Projeto – É uma coletânea da música atual dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, produzida pela Prodisc em parceria com o Sebrae dos três estados envolvidos. São cerca de 70 bandas, compondo uma caixa com quatro CD’s e pelo menos 18 faixas cada um dedicados aos estilos regional/raiz, compositores/intérpretes, pop-rock e instrumental. Por estado, foram selecionados seis bandas e/ou artistas para cada estilo, trabalho que ficou cargo de uma curadoria, formada por um representante de cada Estado e dois nomes nacionais.

Artistas da Paraíba – Os grupos e artistas paraibanos selecionados para o projeto Esquina Brasil, no estilo Instrumental são: ‘JPSax’, ‘Quinteto da Paraíba’, ‘Zé Filho’, ‘Didier Guigue’, ‘Aerotrio’ e ‘Quinteto Brasil’. Já para MPB participam Adeildo Vieira, Eleonora Falcone, Gláucia Lima, Milton Dornellas, Paulo Ró e ‘Ô de Casa’. Para o estilo pop-rock foram selecionados ‘Toninho Borba’, ‘Emboscada’, ‘Dalila no Caos’, ‘Unidade Móvel’, ‘Da Silva Dooby’ e ‘Gunjah’ e no estilo regional/raiz, os representantes paraibanos são ‘Tocaia’, Biliu de Campina, Sandra Belê, ‘Clã Brasil’, ‘Caiana dos Criolos’ e Jessier Quirino.

No primeiro dia do evento, na quarta-feira (15), a artista popular Odete de Pilar se apresenta no Centro Dragão do Mar; já na sexta-feira (17) é a vez de Eleonora Falcone, no Palco do Poço Musical. No mesmo dia, no Palco Passarela (Dragão do Mar), show com Alex Madureira e no sábado (18) é a vez da banda ‘Aerotrio’, no mesmo palco.

A Prodisc é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 2001. Entre seus objetivos está a realização de eventos culturais, técnicos e artísticos, a difusão da cultura e divulgação da produção fonográfica do Ceará. Informações pelo telefone (85) 3262-5011 com Andreza Magalhães ou Thais Andrade. O e-mail do evento é secretaria@feiramusica.com.br.