“As Branquelas” e “Sacra Folia” se apresentam no Centro Cultural Casa da Pólvora nesta terça-feira

Por Adriana Crisanto - em 331

O Centro Cultural Casa da Pólvora apresenta, nesta terça-feira (14), dois espetáculos teatrais. Trata-se de “As Branquelas – O Concurso”, da Companhia Cara Dupla de Teatro, e “Sacra Folia”, da Companhia Borandá de Teatro. A encenação do primeiro espetáculo está prevista para começar às 19h30. A entrada e classificação são livres.

O espetáculo Sacra Folia dirigido por Anna Raquel Apolinário e Léo Santiago da Cia Borandá de Teatro se baseia na obra de Luiz Alberto de Abreu, e consiste em uma divertida comédia para todas as idades. O texto encenado conta a história de uma família perseguida por Herodes e seus soldados, que se perde durante fuga para o Egito e graças às leis das probabilidades, acaba chegando ao Brasil.

A perseguição continua em solo nacional e a sagrada família se vê obrigada a aceitar ajuda de dois tipos populares, João Teité e Matias Cão. Ao final da extensa epopeia, José, Maria e o menino Deus acabam se embrenhando por Minas Gerais, Goiás e Paraíba finalmente chegando em Belém do Pará, confirmando a máxima de que “Deus é brasileiro”.

No elenco desta montagem estão os atores: Anna Raquel Apolinário, Erivan Lima, Joelton Barros, Léo Santiago, Mariana Petite, Matheus. A direção musical é de Alexandre Almeida, fotografia de Alison Bernades e Renato Oliveira.

A Cia Borandá de Teatro surgiu em 2017, com o experimento cênico “Cigania”, inspirado na cultura cigana, com músicas e poemas autorais. A Companhia tem se apresentado em vários espaços artísticos e culturais da cidade de João Pessoa, a exemplo do Atelier Elionai Gomes, Festa das Neves, Espaço Borandá de Cultura e outros. Atualmente está em seu repertório o solo ‘’Alumiação’’, baseado na obra de Thereza Tullio, O livro das rezas, com apresentações no Festival mulheres de Maio de Monólogos Femininos, realizado no Teatro Lima Penante, Centro Cultural Casa da Pólvora e recebendo indicações de melhor atriz e melhor espetáculo no 3 Festival de Monólogos do Recife em 2019.

“As Branquelas – O Concurso” é encenado pela Companhia Cara Dupla de Teatro. Possui texto e direção assinados pelo ator Romildo Rodrigues. No elenco estão os atores: Romildo Rodrigues, Romilson Rodrigues, Sidney Rufino e Marinalva Brasil.

O espetáculo conta história das irmãs Diet e Light que estão à procura de um novo talento para compor o elenco do novo espetáculo. Até que se candidatam duas fortes candidatas, sendo que apenas uma será a personagem principal. A peça é interativa e humorada e vai sendo construída a medida que o público interage também.

AnimaCentro – As atividades culturais que acontecem no Centro Cultural Casa da Pólvora estão inseridas no programa cultural AnimaCentro, lançado em dezembro de 2017, pelo prefeito Luciano Cartaxo dentro da política de valorização e incentivo à cultura da prefeitura, como forma de ocupar com as artes todos os espaços revitalizados pela atual gestão. Na próxima terça-feira (20) se apresentam os integrantes da Cia Harmonia do Samba, como espetáculo “Ela Dança, Eu Danço”, sob a direção Abimanel Santos.

 

SERVIÇO:

TERÇAS CULTURAIS

Peças: Sacra Folia e As Branquelas – O concurso

Terça-feira (14)

Hora: 19h30

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora

Gratuito