Assistentes sociais são homenageadas no Dia dedicado à categoria

Por - em 24

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura de João Pessopa (PMJP) reuniu no final da tarde de segunda-feira (17), as assistentes sociais do seu quadro de servidores para homenageá-las pela passagem do Dia Nacional da categoria, que transcorreu oficialmente em 15 de maio. Na secretaria existem 74 assistentes sociais que são responsáveis por implementar as políticas públicas para a população em situação de exclusão social.

Essas profissionais atuam através de ações e programas baseados nos princípios fundamentais dos Direitos Humanos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e consolidação de autonomia dessas pessoas, fortalecendo a democratização do Estado para as transformações sociais.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, no Dia da Assistente Social a dignidade da profissão precisa ser celebrada e reafirmada diante de uma sociedade que necessita da afirmação de políticas públicas.

De acordo com Lau Siqueira, a sociedade moderna foi forjando necessidades imensas de profissionalização em determinadas áreas. Na avaliação do secretário essa realidade é vísivel na Política Nacional da Assistência Social que estabeleceu, no âmbito das políticas públicas, o papel central da profissionalização do serviço social.

“Entendo que este é, nos dias de hoje, o ponto nodal da reflexão que se possa ter acerca da profissão, uma vez que na verdade, determina uma radical mudança de paradigma. Desta forma, ainda que a Política Nacional da Assistência não esteja centrada apenas nas assistentes sociais, ela se dá a partir da profissionalização da ação pública, com ampla repercussão nos profissionais que possuem um caráter transformador”, afirmou.