Associação agradece tratamento de diabéticos em órgãos do município

Por - em 36

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), recebeu na manhã desta terça-feira (22) em seu gabinete no Centro Administrativo Municipal (CAM), dirigentes da Associação dos Diabéticos de João Pessoa. O objetivo do encontro foi o de agradecer o tratamento dispensado às pessoas portadoras de diabetes pela área de saúde do Governo Municipal e também solicitar um local para funcionar a sede da entidade.

Durante a reunião, Renata Chaves, funcionária da área de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que de 2005 até outubro do ano passado mais de 15 mil diabéticos foram cadastrados no órgão. Desse total, 1.475 procuram o órgão para receber insulina e agulhas destinadas a aplicação do remédio. Renata explica que no início da gestão foi mudado o diâmetro da agulha, que de 13×45 passou a ser de 13×3. “Para essas pessoas que aplicam a medicação diariamente faz muita diferença; a agulha anterior era considerada muito grossa e isso foi um avanço”, avaliou.

Qualquer pessoa com diabetes no município de João Pessoa pode ser atendida em qualquer unidade do Programa de Saúde da Família (PSF). Os casos mais graves são encaminhados ao Centro de Atenção Integral ao Idoso, localizado no Hospital Santa Isabel, ou ao Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais) de Jaguaribe. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) dispõe ainda de serviço especializado no tratamento do diabetes infanto-juvenil: para esse tipo de público há endocrinologistas e pediatras que atendem nos Cais de Mangabeira e de Jaguaribe.

O prefeito agradeceu a visita da comitiva e disse que estava contente com os números e avanços no tratamento da doença na Capital paraibana.