Associação dos Ursos Carnavalescos é lançada com apoio da PMJP

Por - em 27

A Associação dos Ursos Carnavalescos de João Pessoa será lançada nesta sexta-feira (4) com uma prévia carnavalesca, às 18h, no Ponto dos Cem Réis. O evento conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Centro de Referência da Cidadania (CRC) de Mandacaru.

São 15 Ursos que se concentrarão a partir das 17h em pontos diversificados: Lagoa, Mercado Central, Praça Dom Adauto, Praça Pedro Américo, Praça dos três Poderes e CBTU. Às 18h eles se dirigem para o Ponto dos Cem Réis, onde cada agremiação se apresenta por dez minutos.

A coordenadora dos CRC’s, Marcella Árbia, explica que desde o início a Associação dos Ursos conta com o apoio do CRC de Mandacaru, que incentivou o processo de organização, cedendo espaço físico e assessorando suas reuniões através do coordenador da unidade.

“Auxiliar a organização comunitária e participação cidadã e incentivar as artes e a cultura são duas das principais ações dos CRC’s. Entendemos que o apoio à cultura popular é uma forma de incentivar a autoestima dos grupos, promover a cidadania e estreitar o laço de identificação com o território. Os ursos hoje se destacam também para o espaço conquistado nas prévias carnavalescas, tornando-se uma grande atração na nossa cidade”, destacou Marcella.

Histórico – Em 2006, o CRC de Mandacaru realizou primeiro concurso de Ala Ursa com a participação de cinco Ursos, tendo como premiação um passeio aos pontos turísticos de João Pessoa. No ano seguinte, a Funjope levou o evento para o Carnaval Tradição, que acontece na Avenida Duarte da Silveira. A partir daí, o CRC de Mandacaru passou a realizar as prévias dos Ursos Carnavalescos na Praça da Cultura, com Ursos de vários bairros de João Pessoa.

Segundo o coordenador do CRC de Mandacaru e presidente da Associação dos Ursos, Jardel Cabral, o grande dilema era manter essa ação sem recursos financeiros. “Com o destaque que os Ursos obtiveram durante o Carnaval Tradição e nas prévias, seus representantes resolveram se organizar e criar a associação”.

Relação dos Ursos que se apresentarão:

Urso Latatá – Varadouro
Urso Macaco Louco – Mandacaru
Urso Panda – Cristo Redentor
Urso Sem Lenço sem Documento – Roger
Urso da Paz – Grotão
Urso Solitário – Padre Zé
Urso Celebridade – Mandacaru
Urso Gavião – Roger
Urso Folião – Sapé
Urso Santa Cruz – Bairro São José
Urso Amigo e Batucada – Rangel
Urso Canibal – Cristo Redentor
Urso Reboliço – Mandacaru
Urso Simpático – Funcionários IV
Urso Terrível Panda – Torre