Atividades comemoram o “Dia do Agente de Limpeza” na Lagoa

Por - em 27

Com o objetivo de homenagear o dia do “Agente de Limpeza”, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) programou uma série de atividades para destacar o trabalho essencial desempenhado pelos profissionais de limpeza. As comemorações têm início nesta quarta-feira (12), a partir das 8 horas, com uma ação educativa no Parque Solon de Lucena (Lagoa).

Cerca de 100 servidores devem participar da atividade, entre as equipes das Divisões de Bem- Estar Social (Dibes) e de Fiscalização (Difil), além do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar). Um stand vai ficar em exposição no anel externo da Lagoa com peças produzidas com material reaproveitável (papel, plástico, vidro e alumínio) pelos artesãos e artistas plásticos da Oficina de Artes da Emlur.  

Dentro do projeto ‘Catadores de Artes’, o Baticumlata, o Coral e o Teatro da Autarquia farão apresentações musicais e artísticas, informando as pessoas sobre a importância social e ecológica de se ter atitudes conscientes com relação ao acondicionamento do lixo. Além dos grupos culturais, agentes de limpeza, educadores ambientais e fiscais realizarão um trabalho de educação ambiental com pedestres e motoristas, esclarecendo sobre os problemas causados ao meio ambiente, a cidade e à saúde coletiva quando o lixo é jogado nas ruas.

Segundo a coordenadora da Dibes, Aparecida Pontes, serão instaladas faixas pela Lagoa para chamar a atenção das pessoas para o trabalho de limpeza dos agentes e o problema do lixo nas cidades. “Educadores ambientais e agentes de limpeza distribuirão panfletos educativos, explicando sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes”, informou.

Valorização – Além da ação de sensibilização educativa na Lagoa, serão promovidos na sexta-feira (14), no pátio da sede da Emlur, atendimentos de saúde e beleza para os agentes de limpeza. No domingo (23), uma grande festa em homenagem ao agente será realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), a partir das 8 horas.
O superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga Filho, destacou a importância do trabalho dos agentes de limpeza para o funcionamento da cidade. “Dentre outros projetos desenvolvidos pela Autarquia, as comemorações pelo dia do agente de limpeza fazem parte da política de valorização e inclusão de uma categoria que ainda sofre preconceito social por causa de seu trabalho”, afirmou.

Dia do Agente de Limpeza – O ‘Dia do Gari’ é comemorado em todo o Brasil no dia 16 de maio. Em algumas cidades esses profissionais passaram a ser chamados de agentes de limpeza, como acontece em João Pessoa há cerca de dez anos. O nome gari é uma homenagem ao francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Em Portugal, os garis eram conhecidos como almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome, que foi diretor-geral da limpeza urbana da capital portuguesa.