Atividades de conscientização marcam Dia Estadual de Combate ao Fumo

Por - em 53

Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre os malefícios à saúde provocados pelo consumo do cigarro, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, neste sábado (15), uma série de atividades alusivas ao Dia Estadual de Combate ao Fumo na Paraíba. As atividades acontecerão em conjunto com as secretarias de Saúde do Estado e dos municípios Campina Grande, Patos, Bananeiras, Cabedelo e Sumé, além das gerências de Vigilância Sanitária das referidas cidades.

Em João Pessoa, serão realizadas das 7h às 12h distribuições de folders nas intermediações das avenidas Epitácio Pessoa com a Avenida Rui Carneiro e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), locais onde também serão afixadas centenas de cruzes simbolizando 1 bilhão de pessoas que poderão morrer no século XXI vítimas do doenças provenientes do fumo se medidas urgentes contra o consumo de tabaco não forem adotadas. O dado consta em um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A chefe de fiscalização da Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) do município, Jailma Porto, informou que atualmente 5 milhões de pessoas morrem por ano no mundo vítimas de doenças provenientes do cigarro. “Somente no Brasil são mais de 200 mil mortes ao ano e os órgãos de saúde alertam que se medidas urgentes não for tomadas o problema poderá se agravar”, ressaltou.

Jailma acrescentou que a cidade de João Pessoa é referência nacional no combate ao fumo em ambientes fechados graças a uma parceria entre os órgãos de saúde e proprietários de bares e restaurantes. Ela lembrou que a Gerencia de Vigilância Sanirtária de João Pessoa tem sido vigilante no cumprimento da Lei Federal nº. 9294, há dez anos em vigor e que proíbe o uso de derivados do fumo em ambientes fechados.