Atividades do ‘João Pessoa em Ação’ desta semana têm poda de árvores e limpeza de rios e galerias

Por Luiz Carlos Lima - em 236

O programa ‘João Pessoa em Ação’ inicia a semana com serviços de poda, desobstrução de galerias e limpeza de rios. Os serviços a partir desta segunda-feira (11) acontecem em bairros como Centro da Capital e Torre, além da limpeza dos rios Cuiá e na Comunidade Tito Silva. A programação desta semana ainda inclui a realização de podas em diversos pontos da Capital para evitar problemas com a rede elétrica da cidade. A Defesa Civil Municipal também está em alerta para chamados de urgência, que podem ser feitos pela população através do número 0800 285 9020.

Na programação desta segunda-feira (11), as equipes do ‘João Pessoa em Ação’, lideradas pelo coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, está a conclusão de limpeza de galerias em bairros como a Torre a o Centro. O trabalho está sob a coordenação da Defesa Civil com apoio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur).

Os trabalhos incluem serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.  “Essas ações integradas compreendem desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências em áreas de risco, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução e recuperação de galerias pluviais e assistência social”, explicou Noé Estrela.

Parceiros – Ainda fazem parte do João Pessoa em Ação a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal. Implantado pela PMJP em 2013, o programa acontece todos os anos, com a finalidade de estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.