Atleta do Peti do Valentina é destaque em programa do canal ESPN

Por - em 56

A ESPN Brasil exibe na tarde desta quarta-feira (25) uma reportagem em que destaca a vida da atleta Flávia Maria, judoca pessoense que faz parte da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Centro de Referência de Cidadania (CRC) do Valentina e que é a atual sul-americana de judô na categoria juvenil.

A reportagem, que vai ao ar a partir das 14h30 no programa “Social Clube”, vai falar um pouco da vida da atleta e de sua relação com o esporte. Vai destacar também a participação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no desenvolvimento esportivo da judoca.

Responsável pelo CRC do Valentina, a Prefeitura de João Pessoa mantém uma equipe de 12 judocas que são do Peti e que nos últimos anos vem se destacando no judô nacional. Os atletas estudam e participam de atividades lúdicas em tempo integral, têm seis treinos de judô por semana e nas viagens recebem patrocínio do governo municipal.

Coordenador do Centro de Referência do Valentina, Esmeraldino de Albuquerque destaca que o alto nível dos atletas foi conquistado com muito esforço, e que a repercussão nacional do resultado serve de incentivo. “A equipe da ESPN esteve em João Pessoa no dia 13 de maio e passou uma tarde inteira conosco. Mostrou como é a vida de Flávia Maria no esporte e como o projeto hoje é vitorioso”, comemorou.

Já o técnico Felipe Cassimiro enfatiza que Flávia Maria é hoje uma realidade do judô brasileiro. “Ela é campeã sul-americana e já está se preparando para a seletiva nacional de 10 de julho, no Piauí, quando vai tentar vaga no Sul-americano deste ano. Tem tudo para conquistar a vaga e garantir o direito de brigar pelo bicampeonato”, explica.

Cassimiro destaca também que, apesar de Flávia Maria ser hoje a atleta da equipe que tem a marca mais expressiva, o projeto que tem o apoio da PMJP já conseguiu outros frutos. Ele cita como exemplo os jovens Fábio Émerson e Natália de Lima, respectivamente terceiro colocado do Campeonato Brasileiro Sub-15 e terceira colocada das Olimpíadas Escolares Sub-13.