Atletas aprovam serviços de limpeza da Capital, revela pesquisa da Emlur

Por - em 42

Os atletas e integrantes de comissões técnicas que participaram das Olimpíadas Escolares, categoria 15-17 anos, no período de 8 a 18 de novembro na Capital paraibana, aprovaram os serviços de limpeza de João Pessoa. Em pesquisa realizada pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), através da aplicação de questionários, 92,19% dos visitantes classificaram a limpeza da cidade como ‘ótima’ ou ‘boa’. Já na pesquisa espontânea, o item limpeza das praias é citado por 69,16% dos participantes e a limpeza da cidade por 14,53% deles.

Na enquete, respondida por 228 participantes dos jogos, também foi avaliada a limpeza dos locais das competições e dos pontos turísticos da Capital. No que diz respeito aos locais de jogos, 90,33% dos entrevistados disseram que a limpeza foi satisfatória. Quanto aos pontos turísticos, 86,4% informaram que esses locais estavam limpos, cerca de 5% disseram que a limpeza não era satisfatória e 8,3% revelaram que não tinha visitado essas localidades.

Os participantes dos jogos ainda foram questionados sobre o que mais gostaram na cidade e as respostas foram bem variadas, entre elas estão: praias (69,16%), hospitalidade (33%), natureza (16,74%), cidade limpa (14,53%), organização (11%), hotéis (9,69%), estrutura da cidade (7%), trânsito (3,08%), arborização (3,52), pontos turísticos (8,81%), entre outros.

A pesquisa contou com duas questões abertas, que foram: O que mais chamou a sua atenção e o que menos gostou em João Pessoa; e três questões fechadas (Qual a sua avaliação da limpeza da cidade, dos locais de jogos e dos pontos turísticos da cidade), cujas opções de reposta eram ótimo, bom, regular e ruim.

Participaram da enquete representantes dos seguintes unidades da federação: Paraná, Amapá, Espírito Santo, Acre, Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do norte, Bahia, Pernambuco e Paraíba.

A superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, comentou que esse resultado mostra que o trabalho de limpeza urbana em João Pessoa vem sendo reconhecido. “Durante os jogos eu estava assistindo a um telejornal local e fiquei muito alegre com os comentários feitos por atletas e integrantes da comissão técnica de outros estados de que a Cidade é bonita e limpa e que as praias são bem cuidada”, destacou, acrescentando que esse reconhecimento é um estímulo para dar continuidade e otimizar o trabalho que vem sendo realizado.

O diretor Administrativo Financeiro da Emlur, Coriolano Coutinho, disse que o sucesso das Olimpíadas Escolares credencia João Pessoa para receber qualquer evento. “A organização do evento foi impecável, todos saíram muito satisfeitos. A realização desse evento foi uma vitória para a gestão e para a cidade”, destacou.